e9285b1f371e9917dacad0820579fdec_content_img_1259694084231-2.jpg

CEO de empresa diz ter criado “verdadeiro medicamento de inteligência artificial (IA)”

 

Artigo descreve como o software de IA sugeriu alvo e estrutura de novo composto

 

Alex Zhavoronkov, fundador da Insilico Medicine, afirmou que criou o primeiro “verdadeiro medicamento de inteligência artificial (IA)” da história.

Em entrevista ao portal MIT Technology Review publicada nesa quarta-feira (20), o empresário comentou o recente avanço do medicamento, que promete curar a fatal fibrose pulmonar idiopática, para mais uma fase de testes.

Zhavoronkov diz que seu medicamento é especial porque o software de IA ajudou a decidir com qual alvo dentro de uma célula o fármaco deveria interagir, além de qual deveria ser a estrutura química do próprio remédio.

Em 8 de março, a Insilico publicou um artigo na revista Nature Biotechnology descrevendo como o software de IA sugeriu um possível alvo (uma proteína chamada TNIK) e vários produtos químicos que poderiam interferir nele. Um desses copostos foi então testado em células, animais e, finalmente, em humanos.

O novo medicamento avançou para ensaios de Fase II, na China e nos EUA.

Parte da comunidade científica considerou o artigo uma demonstração de como desenvolver um candidato a medicamento usando IA, segundo a MIT Technology Review. Entretanto, traçar uma linha entre medicamentos que são e não são construídos por IA pode ser complicado, colocando a definição do CEO em xeque.

No passado, muitas empresas decidiram racionalizar o design de medicamentos usando algoritmos igualmente complexos, mas que na época não popularizados sob o guada-chuva "inteligência artificial", diz a reportagem.

Em outra ocasião, a Insilico vendeu um outro candidato a medicamento inicialmente proposto por IA para uma empresa maior, a Exelixis, por US$ 80 milhões.

“Isso mostra que as pessoas estão dispostas a pagar muito dinheiro”, contou Zhavoronkov à MIT Technology Review. “Nosso trabalho é ser uma fábrica de medicamentos.”

 

Fonte: Terra

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob