Ciência revela a sobremesa mais saudável (e saborosa) do mundo - Já não é preciso evitar a sobremesa, aponta um estudo da Universidade de Harvard © REPRODUÇÃO / INSTAGRAM CIAINDUSTRYLEADERSHIP
Já não é preciso evitar a sobremesa, aponta um estudo da Universidade de Harvard
POR NOTÍCIAS AO MINUTO
O renomado cientista nutricional Walter Willett está cansado das sobremesas "ruins". "Na grande maioria dos restaurantes, não há nada além de várias combinações de farinha refinada, açúcar e gorduras insalubres", disse em entrevista à National Geographic.
O pesquisador, que chefia o departamento de nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, dedicou-se à missão de fazer uma sobremesa boa para a saúde e que ao mesmo tempo satisfaça o paladar. Para isso, ele usou a ciência como suporte.
“Através de vários estudos sabemos que as oleaginosas, as frutas e o chocolate amargo são alguns dos alimentos mais saudáveis que podemos comer”. Com isso, ele desafiou os chefs a redesenharem a sobremesa ao focarem nestes alimentos, chamando o prato de ‘Três Prazeres’.
Willett explica o porquê destas três escolhas: a fruta tem vitaminas e minerais que ajudam a proteger o corpo contra as doenças cardíacas e o diabetes, os frutos secos estão repletos de gorduras mono-insaturadas saudáveis e que promovem a saciedade. E os flavonóides presentes no chocolate amargo reduzem a tensão arterial e a resistência à insulina.
Além disso, estes três ingredientes são fáceis de encontrar e as suas combinações podem resultar em múltiplas receitas. Willet lançou a hashtag #3fordessert para que seja mais fácil compartilhar as suas receitas que contam com estes três ingredientes.
E quanto ao sabor? Jordi Roca, chef de pastelaria do El Celler e um dos profissionais mais reconhecidos no mundo, diz: "É possível “fazer uma boa sobremesa com menos açúcar e menos gordura do que o habitual".
Confira na galeria abaixo algumas das sobremesas já feitas com estes três ingredientes!
Comentários