Peles impressas podem substituir animais em testes de produtos de cosméticos - Foto: Reprodução
Laboratório conseguiu desenvolver pele bioimpressa de qualidade comparada à pele manualmente fabricada
Em uma colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), a empresa de cosméticos Natura realiza desde 2019 experimentos para explorar o potencial da bioimpressão 3D. Uma das conquistas foi uma técnica capaz de fabricar pele artificial.
Tudo isso para que a empresa abandone o uso de animais em seus ensaios, optando por métodos alternativos.
Com mais de 60 métodos em vigor, a companhia não apenas eliminou o uso de coelhos, camundongos, porcos e cachorros, mas também adotou técnicas avançadas que demandam pele de laboratório.
Bioprinting
O laboratório iNOVAPele, liderado pela bioquímica Silvya Stuchi Maria-Engler, conseguiu produzir pele bioimpressa de qualidade comparável à pele manualmente fabricada.
Em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Brasil ganhou reconhecimento global ao publicar um artigo na revista científica Bioprinting em 2023.
A pele bioimpressa reproduziu com precisão a estrutura da epiderme natural e passou por testes de validação, demonstrando eficácia na retenção de hidratação e proteção contra estressores químicos e físicos.
A abordagem automatizada também resultou em maior robustez, minimizando variações em relação aos modelos manuais, de acordo com Juliana Lago, gerente científica da Natura.
A pele
O processo de impressão 3D da pele envolve a utilização de uma "biotinta", composta por colágeno e células cutâneas saudáveis, obtidas de doadores.
Os resultados da bioimpressão levaram os pesquisadores do iNOVAPele a planejar estudos mais profundos, incluindo as camadas mais complexas da pele, como a derme e a hipoderme.
“Antes desse modelo nacional, só existiam os modelos internacionais, adquiridos por importação”, conta Maria-Engler ao NeoFeed.
Após validados, os modelos de pele impressas podem ser utilizados para observar a segurança e a eficácia de produtos de cosméticos.
Fonte: Redação Byte
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