9849488258?profile=original

Cientistas injetaram células modificadas em um paciente pela primeira vez. Nova técnica serve para modificar o DNA, alterando um gene específico.

Márcio Gomes

G1

Tóquio, Japão

Na China, uma pesquisa abre um novo caminho para o tratamento do câncer. Cientistas injetaram, pela primeira vez, num paciente células modificadas geneticamente por uma técnica considerada revolucionária.



A técnica já é conhecida na agricultura para dar mais resistência a plantas ou mudar características de certas culturas, como arroz, milho e soja. Mas é a primeira vez que é testada num ser humano, segundo a revista científica Nature.

A pesquisa é da Universidade de Sichuan, em Chengdu, na China. O paciente tem câncer, que começou no pulmão e já está se espalhando pelo corpo. A técnica "Crispr cas 9" serve para modificar o DNA, alterando um gene específico.

No caso do paciente chinês, células do sistema imunológico dele foram retiradas e, no laboratório, usou-se a técnica para alterar um gene: o que contém uma proteína, PD-1, que impede o combate às células cancerosas, deixando a pessoa doente.

A enzima CAS-9 serviu como uma "tesoura molecular" para cortar  e desligar uma parte do gene.   As células editadas foram multiplicadas em laboratório e injetadas de volta no paciente. A esperança é que sem a tal proteína, o sistema imunológico naturalmente passe a atacar o câncer, vencendo a doença.

O tratamento será feito em etapas, todas iguais: retirando células, desligando o gene e injetando-as de volta, e vai ser estendido a mais nove pacientes. Eles serão acompanhados por seis meses para saber a eficácia da técnica.

Há risco de efeitos colaterais, mas os pesquisadores estão otimistas. A revista considera que a técnica vai provocar uma corrida entre China e Estados Unidos para ver qual país vai conseguir o primeiro bom resultado.

Fonte: Portal G1



style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-6652631670584205"
data-ad-slot="5628141607"
data-ad-format="auto">

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob