A Cimed conquistou a liderança em vendas nas redes de farmácias com uma estratégia focada em segmentos de alto potencial e em produtos inovadores. A empresa, que tem uma forte presença no pequeno varejo, ampliou sua participação no grande varejo para 23% neste ano, segundo dados da IQVIA. Esse resultado se deve ao trabalho de uma diretoria exclusiva, criada há três anos, que tem expertise comercial e em trade marketing. Informou o Panorama Farmacêutico.
A farmacêutica faturou R$ 7,8 bilhões, sendo R$ 3,4 bi provenientes do grande varejo. A Cimed se destacou em três das quatro categorias nas quais atua: genéricos, higiene & beleza e vitaminas. Além disso, ficou em segundo lugar em volume de negócios na área de OTC. “Ganhamos três pontos percentuais somente em 2023, chegando a primeira posição nessas categorias. Foi um crescimento expressivo e consistente”, afirma o diretor comercial Fabiano Faria.
Faria está na Cimed desde o fim de 2020 e assumiu a liderança da área de vendas em 2022. Ele conta com uma equipe de 60 colaboradores que atendem as principais redes de farmácias do país. “Temos uma relação de parceria com os nossos clientes, oferecendo produtos de qualidade, preços competitivos e ações de marketing diferenciadas”, diz.
Um dos segmentos que impulsionaram o desempenho da Cimed foi o de vitaminas. A empresa é líder nesse mercado com a marca Lavitan, que teve um aumento de 160% na venda de unidades desde 2020. “O Lavitan foi um sucesso durante a pandemia, pois as pessoas buscaram mais cuidados com a saúde e a imunidade. Temos uma linha completa de vitaminas para todas as idades e necessidades”, destaca Faria.
Outro produto que se tornou um fenômeno de vendas foi o hidratante labial Carmed. O produto marcou a entrada da Cimed na categoria de higiene & beleza e superou as expectativas da empresa. Em junho, o Carmed vendeu R$ 23,5 milhões, o que representou mais de 6% do faturamento da companhia. A meta inicial era alcançar esse valor em um ano. “O Carmed mudou o cenário da categoria, que antes vendia cerca de 1 milhão de unidades por mês. Hoje são mais de 3 milhões, sendo 1,5 milhão só do Carmed. Além disso, ele atraiu um público jovem para as farmácias, que busca um produto moderno e divertido”, ressalta Faria.
A Cimed pretende manter sua liderança nas redes de farmácias com novos lançamentos e investimentos em marketing. A empresa também quer ampliar sua presença no canal digital, que vem ganhando relevância no setor farmacêutico. “Estamos sempre atentos às tendências e às demandas dos consumidores. Queremos oferecer soluções que façam a diferença na vida das pessoas”, conclui Faria.
Comentários