Cirurgiões realizam primeiro transplante de útero bem-sucedido do Reino Unido

Imagem: S_L/Shutterstock

 

Paciente recebeu o útero da irmã. Ambas estão em condição estável após duas operações de 17 horas

 

Uma equipe composta por oito cirurgiões realizou um feito importante para a medicina britânica: o primeiro transplante de útero bem-sucedido. A paciente, uma mulher de 34 anos, recebeu a doação da irmã de 40 anos.

  • A paciente, que optou por permanecer anônima, nasceu sem útero funcional devido a uma condição congênita e rara.
  • A síndrome chamada Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH) afeta mais de 5 mil mulheres no Reino Unido.
  • Ambas não correm riscos e estão atualmente em condição estável após duas operações de 17 horas. 

 

"Nosso objetivo é ver os transplantes de útero se tornarem uma opção para mulheres que sofrem com a mesma condição". Richard Smith, presidente da instituição de caridade Womb Transplant UK.

 

Muitas mulheres também podem perder o útero como resultado de outras condições como câncer ou endometriose. Os números sugerem que mais de 15 mil em idade reprodutiva são incapazes de gerar filhos apenas no Reino Unido.

Mais de trinta médicos do Imperial College Healthcare NHS Trust e do Churchill Hospital em Oxford formaram uma equipe colaborativa especial para a realização do transplante. A cirurgiã Isabel Quiroga disse que a paciente estava “muito feliz e espera poder ter não um, mas dois bebês”.

 

Transplantes de útero na Europa

  • Em maio de 2023, a primeira mulher na Espanha a receber um transplante de útero deu à luz no Hospital Clinic Barcelona.
  • No ano passado, médicos franceses também realizaram seu segundo transplante de útero bem-sucedido — também doado pela irmã da paciente.
  • O primeiro transplante bem-sucedido na França foi realizado em março de 2019 em uma paciente que agora espera seu segundo filho. As informações são do Euronews.

ciente estava “muito feliz e espera poder ter não um, mas dois bebês”.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob