A Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade em parceria com a Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano (Adisgo) promovem o Projeto Educar para Salvar, para os profissionais de saúde da Pro Saúde, programa que cuida da saúde dos servidores do município e seus dependentes. A iniciativa visa capacitar os colaboradores em diabetes, no dia 19 de setembro, às 18h, no ACIC- CDL - Av. Raulina Fonseca Paschoal, 2273 – São João, Catalão.
A última Pesquisa Vigitel constatou que 8.8% da população da cidade de Goiânia têm diabetes. Com relação à falta de adesão ao tratamento, 21,2% dos indivíduos com a condição apresentam uma complicação relacionada ao diabetes e, 12%, duas complicações ou mais – neste último grupo, a incidência é maior entre aqueles sem plano de saúde (16%), versus os que possuem o serviço (5,9%). Ao ponderar o tipo de complicação apresentada, 27% da amostra relatou problema de vista. O cenário de gastos relacionados com a condição no Brasil chegou a 42,9 bilhões de dólares em 2021*.
Uma complicação importante foi diagnosticada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular no ano passado. Embora o crescimento de amputações realizadas entre 2012 e 2022 esteja estabilizado no país, em São Paulo houve um aumento expressivo de 4.025 de 2012 para 6.990 em 2022, boa parte devido ao diabetes mal controlado.
Nesta edição, o projeto conta com o apoio da empresa Roche.
Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Referências:
*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/
Comentários