Com recorde de mortes, Alemanha fecha o país

O Estado de S.Paulo

A Alemanha entrou ontem em um novo confinamento parcial em razão da nova onda da covid19 e a explosão do número de mortes no país, que registrou um nível recorde. O ministro da Saúde, Jens Spahn, anunciou ontem que a Alemanha pretende iniciar a vacinação no dia 27 em casas de repouso.


O instituto de vigilância epidemiológica Robert Koch, informou ontem que 952 pessoas morreram em 24 horas e o país também registrou 27.728 novos casos confirmados da doença – total muito próximo do recorde de quase 30 mil notificações da sexta-feira. O recorde anterior de óbitos em um dia foi em 11 de dezembro, com quase 600 mortes.


A situação das UTIs é cada vez mais preocupante, com 83% dos leitos ocupados, segundo a Federação de Medicina Intensiva (Divi).


Com a alta de casos, o governo decidiu ampliar as restrições de viagens antes do Natal. O cenário atual contrasta com a primeira onda da pandemia, no primeiro semestre, que o país conseguiu administrar bem. Ontem, o país retomou o confinamento parcial, com o fechamento das escolas e dos estabelecimentos comerciais não essenciais.


As autoridades esperam que até 10 de janeiro o lema “fique em casa” seja respeitado pela população, de acordo com o texto da resolução aprovada no domingo em uma reunião entre a chanceler Angela Merkel e os governantes dos 16 Estados regionais.


Os contatos sociais serão restritos entre 24 e 26 de dezembro. As reuniões serão autorizadas apenas entre parentes muito próximos. As celebrações de ano-novo serão reduzidas ao mínimo, com a proibição das vendas de fogos de artifício e das reuniões. As medidas têm o objetivo de evitar o colapso do sistema hospitalar. Em Berlim, a taxa de ocupação dos serviços que atendem os casos mais graves de covid-19 já supera 88%. Em várias cidades, a população correu para fazer as compras de Natal antes do fechamento das lojas.


“Espero que as compras de segunda-feira e terça-feira não nos penalizem”, disse Merkel. “A vacina nos ajudará, mas a evolução da pandemia continua sendo imprevisível”, disse.


Europa

 

No Reino Unido, pubs, restaurantes e hotéis de Londres terão de fechar pela terceira vez neste ano. Na Dinamarca, há um confinamento parcial em todo o país e a Holanda decretou um fechamento de cinco semanas, que começou terça-feira. A França, onde bares e restaurantes estão fechados desde o fim de outubro, há um toque de recolher entre 20 horas e 6 horas. /

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob