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Não é só uma tendência – como podemos ver no Google Trends, mas uma realidade. A transformação digital é um desafio que o mercado está vivenciando; e as grandes empresas estão atentas à inovação e se movimentando neste sentido. Segundo informações do Gartner, as iniciativas digitais vão tomar a liderança na lista de prioridades dos CIOs em 2019, com 33% das empresas nas etapas de escala ou refino da maturidade digital?—?um aumento de 17% com relação a 2018.

No entanto, é evidente o desafio das empresas em inovar e criar estratégias que fomentem a transformação digital de maneira distintiva. A consultora americana CB Insights realizou uma pesquisa com executivos de grandes corporações; 85% deles afirmam que é importante inovar, porém, 78% deles que admitem que buscam apenas mudanças incrementais ao invés de iniciativas realmente disruptivas.

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Mas o que as organizações têm feito na prática? Além da criação de cargos estratégicos, como o Chief Digital Officer, podemos ver movimentos como:

- Criação de laboratórios de inovação

- Aquisição total ou de participação em startups

- Investimentos em aceleradoras e incubadoras

- Programas de fomento de novas ideias entre os colaboradores

Aqui no Brasil, a L'Oréal recentemente contratou o ex-Head LatAm do Tinder e palestrante, Andrea Iorio, para ser o Chief Digital Officer do departamento de produtos profissionais da empresa. Sob a responsabilidade de Iorio, está a liderança de estratégias de transformação digital que cobrem as áreas de e-commerce, marketing, analytics e digital branding. Além de trazer uma visão técnica do digital, ele também é responsável para introduzir um DNA digital na cultura das áreas.

Andrea Iorio"Estamos, hoje, na quarta revolução industrial, que é, de fato, a transformação digital; na qual a adoção de tecnologias digitais transforma e acelera muito o crescimento dos negócios. O avanço da tecnologia não está mais linear, mas sim exponencial", explica Iorio. O executivo explica que esse movimento apresenta enormes oportunidades para as empresas de gerar valor com rapidez, mas, ao mesmo tempo, enormes desafios. "A questão aqui não é se você se transforma ou não, mas COMO se transforma... Até porque, se você não fizer nada, você morre: olhe para a Kodak, Blackberry, Nokia etc", afirma o executivo.

O desafio das grandes organizações de lidar com a transformação digital, perpassa, principalmente, na dificuldade de transformar boas ideias em projetos que funcionam. Por isso, é preciso, de acordo com o executivo: entender a demanda do mercado; ter capacidade de materializar a solução; e gerar valor para os usuários. "A inovação, de fato, não está no fim, mas no meio. Ou seja, pela maneira que isso acontece. Essa é criatividade que o mundo demanda. Não é necessariamente reinventar a roda, mas trazer novas maneiras de fazê-las girar", conclui o palestrante.

Trazer a mentalidade e agilidade de uma startup, como o Tinder, para uma grande corporação, como a L'Oréal, será um dos desafios do executivo, dentre outros, nesta jornada de transformação digital em 2019.

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