COMO SE INSERIR NO MERCADO DE TRABALHO DEPOIS DOS 40 ANOS

Por Sílvia Osso


Começo meu artigo afirmando que ninguém deve se considerar fora do mercado. Vital é manter-se atualizado e focado na superação. Ser dinâmico, estudar muito e (re) conquistar seu espaço é questão de auto-estima. O sol nasce pra todos. A sombra dele é para poucos. O BRILHO NOS OLHOS É FUNDAMENTAL!

Vou tentar dar a minha contribuição de como se inserir ou manter se no mercado após os 40. São apenas frases que indicam reflexão e em muitos casos ações para modificar seus paradigmas.

 

Vamos começar pelos que estão próximos dos 40 anos: se você é um deles comece pelo básico :

  • Reveja a maneira como você interpreta a realidade, pois a realidade mudou. As pessoas com mais de 40 anos estão com energia e dinamismo muito grande e quem ignorar isto estará apenas enganando a si mesmo.
  • Lembre-se que um dia você terá mais do que 40 anos, portanto a questão é pessoal . Não ache que isso não lhe afetará e que está seguro.   
  • Se você for contratar alguém, não se preocupe com a idade mas sim com o caráter, experiência e potencial do profissional. Seja justo em suas considerações, pois você será um modelo para colegas que não pensam como você.
  • Não se sinta intimidado por profissionais mais velhos, todos somos no fundo colegas de trabalho e sempre temos algo que aprender um com os outros. A vida é uma troca.
  • Procure aconselhamento ou consultoria para a aprender a lidar com subordinados mais maduros que você, e demonstre a eles que você tem interesse a aprender a se relacionar e resolver eventuais problemas culturais .
  • Estimule nas suas equipes o clima de troca de experiências e a ter relacionamentos de igualdade entre os seus colaboradores, ajude a mostrar que todos sempre ganham com a diversidade.
  • Comece a programar sua carreira hoje, pensando no que vai querer ou poder fazer após os 40 ou 50 anos e eventualmente aproveite a oportunidade para desenvolver uma segunda carreira ou uma nova fase da mesma carreira que exerce hoje. Sempre há oportunidades a serem exploradas.

 

Se você tem mais de 40 anos:  lembre que manter sua auto-estima é fundamental !

  • Caso você tenha mais de 40 anos, seja criativo, inove, tente aprender algo com as pessoas mais jovens ao seu redor e também se sinta e faça efetivamente parte do time. Não fique repetindo...”no meu tempo”. O seu tempo é HOJE!!
  • Também reveja a maneira como você interpreta a realidade , pois a realidade mudou e você terá com certeza mais algum tempo de trabalho pela frente e seria bom sentir-se e preparar se para ser pró-ativo e inovador usando a experiência acumulada para visualizar ou explorar novas oportunidades. Conheço muitos que mudaram radicalmente suas carreiras e  estão ainda mais felizes. 
  • Lembre-se que sua vida pessoal é a sua carreira mais longa. Invista nela , passe um tempo com sua família e amigos. Desenvolva bons relacionamentos e seja feliz também fora do trabalho.
  • Veja que este pode ser o momento de rever sua carreira pessoal e profissional e pensar no que quer fazer na segunda metade de sua vida. Evoluir sua carreira para um nível diferente, ou até mesmo desenvolver uma nova carreira. Há profissionais com 70 e poucos anos ainda na ativa!
  • Ajude seus colegas e colaboradores a superar eventuais diferenças culturais e a usufruir um clima de troca de experiência e aprendizado mútuo.
  • Mantenha o “seu produto”,VOCÊ, atualizado, preparando-se para enfrentar as novas condições econômicas, revisando a autocapacitação. Fala línguas; domina a informática?
  • Utilize a rede de amigos para recolocar-se no mercado . O Networking é fundamental .
  • Participe de palestras , cursos gratuitos e encontros .Aprende com eles e ainda conhece novas pessoas .
  • Encontre fontes de inovação, estimulando a visão de novas oportunidades.
  • Aceite as novas formas de trabalho, as quais passam por redefinições profundas, como contrato temporário, de tempo parcial, de prestação de serviços, trabalho por projetos, contratação como Pessoa Jurídica, etc. Tente saber mais sobre elas.
  • Mantenha o entusiasmo e a energia, buscando fazer aquilo que lhe dá prazer.
  • Seja mais ousado e se predisponha a assumir riscos, buscando o equilíbrio para não transformar a luta por novas oportunidades em sofrimento.
  • Use o equilíbrio emocional a seu favor .
  • Cuide da aparência e saúde. TODOS dentro de uma organização valorizam esses fatores.
  • Tenha seu objetivo profissional bem definido antes de sair a campo em busca de uma colocação.
  • Elabore um portfólio profissional adequado com foco na área em que pretende atuar. 
  • Procure ter flexibilidade para se relacionar com pessoas e para negociar. No setor de serviços, o mais experiente é muito requisitado.
  • Cuide em manter a aptidão para assumir postos que, em outras ocasiões, exigiriam treinamento prévio para pessoas mais jovens.
  • Treine a transmissão de conhecimentos para os mais jovens. Vários setores estão adotando essa prática, devido à dificuldade com qualificação profissional.
  • Venda a oportunidade para os empregadores reduzirem custos com encargos sociais, contratando-o por projetos, como prestador de serviço, entre outras opções.
  • Não se deixe vencer ! Venda-se e pratique o Marketing Pessoal  a todo instante.
  • Insira-se e participe em redes de relacionamento. Faça um Blog ou um Twiter. Não há como ficar longe das novidades tecnológicas!
  • Procure emprego pela Internet. A maioria deles está disponível em sites ou portais. O mundo evoluiu e você faz parte dele.
  • Por fim não esqueça : quem não é visto não é lembrado!  

Aguardo a contribuição dos colegas para inserir nas reflexões e ações outros aspectos que talvez não tenha elencado acima.

Um abraço !

Silvia OSSO

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • bom dia, apesar desta postagem ser antiga, tem novidades, governo esta editando lei que oferece benefícios para empresas que contratarem jovens com idade entre 18/29 anos e para pessoas com mai de 50 anos, ATENÇÃO

    obrigado

  • muito boa!!!!
  • Natanael, parabéns por expressar de maneira tão lógica o sentimento de muitos. Posicionamento como o seu ajuda  os empregadores descobrirem que também perdem quando deixam de  valorizar competência, experiência, vivência dos mais de 40!
  •  

    Bom dia á todos quantos lerem este breve comentário!

     Louvo  a coragem do autor do texto acima,não só pelo mérito da qualidade,mais acima de tudo pela coragem que descortina os pré conceitos que hoje referenda a contratação de um profissional de algumas indústrias farmaceuticas e outras de outros segmentos com os mesmas atitudes para profissionais com mais de 40 ou 50 anos.

    As vezes penso que maturidade e capacidade de decidir e/ou em administrar conflitos não ganha qualidade com o passar dos anos.As vezes me surpreendo refletindo do que valeu ter buscado conquistar objetivos que geraram promoçoes,se elas não reforçam agora minha recolocação no mercado.

    Vivo a realidade da Industria a mais de 30 anos tendo ocupado posiçoes desde Propagandista a Gerente Nacional e Divisional de algumas empresas notoriamente de qualidades.Sempre busquei orientar meus comandados que ao admitir pessoas buscassem elementos objetivos e mensuraveis para admissão e não coisas subjetivas que não são mensuraveis,tipo por exemplo energia (é o que me parece ser o que impede se contratar alguem com experiencia)pois a propria experiencia por si só é e tem de ser um diferencial.

    As vezes me surpreendo lendo lendo anúncios onde se requesita anos de experiencia e quando alguém apresenta mais de 30 anos parece que assusta como se 5 anos devesse ter mais qualidade que trinta,realmente paradoxal e intrigante.

    Nossa sociedade envelhece e paradigamas deveriam ser revistos.Não coloco aqui minha opinião sobre o ponto de vista de que pessoas mais velhas são melhores,digo sim que pessoas com mais idade podem ter a mesma capacidade de realizar que outras com menos idade,até porque gerencias ,propagandistas,supervisão não se é necesário correr 100 metros rasos ,não é verdade?!

    Acredito que muitos colegas que irão ler este comentário ja estiveram comigo atuando e podem perfeitamente ratificar minha opinão aqui que não é apenas uma opinão circunstancial e sim antes de tudo um alerta para as classes dirigentes que muitos talentos estão sendo desperdiçados e relegados ao ostracismo pelo simples fato de terem tido adguirido ao longo do tempo anos a mais em sua idade e carreiras como se isto fosse uma mácula ao profissional e não uma possibilidade de competencia.Estou hoje em um recomeço  e tenho realizado meus objetivos estabelecidos pela empresa tanto quanto ou mais que outras com menos idade que eu.Meu desejo é que nós profissionais não sejamos os que efetivamente criemos dificuldades para nossos pares.O mundo mudou, a medicina trouxe qualidade de vida a humanidade,por favor repensemos nossos paradigmas

     

     Sucesso á todos!

     

     Natanael Souza

     

     

     

     

     

  • João, ainda comentando sobre o belíssimo artigo sobre a carreira após os 40, quero me solidarizar com os certeiros comentários de Wagner Sanches, pois temos aqui no Dika Job, alguns gestores, que infelizmente agem exatamente como ele menciona. O networking tem um peso valorado frente a experiência e competência, quando o ideal é existir um equilíbrio.

    Abraços.

    Alex Cameron

  • João, Parabéns pelo artigo. Muito bom ver o que você escreve e mais ainda é perceber que estou em constante reciclagem, acabo de concluir um curso de altíssimo nível, Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching, essa carreira está em grande crescimento, e o que você comenta aqui foi pauta de discussão, atualização constante. Gostei muito de seu artigo, espero que as empresas estejam atentas à contribuição que um gestor com mais de 40 pode oferecer, principalmente com a geração "Y", muito ativa, predominante na nossa área, mas contestadora, o que implica em um grande desafio para os getores.

    Abraços.

    Alex Cameron

  • Nossa, Jõao  que atitude legal a sua, pois ouço de alguns colegas essa idade é complicada, depois dos 40. mas eu não me sinto assim não tenho muita disposição e energia para tudo inclusive o trabalho e de excelente qualidade, nunca pensei em me acomodar ou inventar desculpas pelo fator idade ou pelo sexo ser feminino.Penso como você é ter brilho nos olhos e Espirito Jovem e saber se posicionar diante de cada cliente seja ele o Médico, o Farmacêutico ou Pessoal de Enfermagem ou mesmo o comprador do Hospital não é mesmo?

    Abraços

    Lucia Rossato

  • Bom dia João.

    Trabalhamos juntos na Bayer, ( talvez vc não se lembre !  , foram apenas 3 meses, jan/1993 ) .  Entendo que este assunto,  sempre foi e será bastante complexo. Apenas quero registrar minha atuação por 27 anos, como representante de laboratorio farmaceutico; e  no meu ultimo emprego, fiu admitido na Pfizer com 42 anos (trabalhei 7 anos) e atualmente estou como farmaceutico responsavel de drogaria, onde estou bastante satisfeito, fazendo curso de informatica, e demais atualizações que considero importante.  Um forte abraço.

    Marcus Vinicius Barreto dos Santos

  • Pessoal: Tenho 43 anos de idade, 25 de indústria farmacêutica, sendo os últimos 12 como Gerente Distritral, Comercial em nível nacional numa das maiores empresas farmacêuticas do mundo e Gerente de Contas. Atuei como Job Rotation no MKT em 2006 com a conquista do Prêmio Lupa de Ouro na cardiologia, e faz 1 ano que estou desempregado. Tenho notado que meu CV (embora não seja melhor do que o de muita gente no nosso ramo) tem assustado alguns gestores. Já enviei, comprovadamente, mais de 900 currículos por meio da internet, em centenas de sites e empresas especializadas. Cerca de 99% desses currículos enviados não obtive, sequer, um retorno sobre o processo. Nas entrevistas pessoais, os que me entrevistam ficam temerosos, desconfiados e chegam a me olhar com certa apreensão. Muitos acham que alguém com um currículo como o meu NUNCA ficaria desempregado. Daí, concluem sem base, que alguma coisa de muito ruim, errado ou ilícito eu fiz para estar desempregado. O que tenho notado (posso estar enganado) é que hoje a contratação de um profissional - propagandista ou GD - está mais de 90% calcada na indicação de alguém. Se seu networking não for forte, suas chances são mínimas, não importa quanta experiência ou habilidades você possua. Embora os "discursos" sejam no sentido de "atualização, cursos, inovação, entusiasmo, etc", o que vale na hora "H" é o networking em quase 100% das vagas. A despeito da minha situação atual, considero esse critério um grande desperdício de bons profissionais. Imaginem quanto custa formar um profissional que, durante 25 anos, fez dezenas de cursos e vivenciou as mais diversas situações profissionais, administrando os mais variados conflitos, desafios, alegrias, frustrações e conquistas. Tem melhor formação do que essa? Pois isso é o que o mercado está, na minha opinião, desprezando.
  • Muito interessante, uma visão real e verdadeira que todos deveremos sempre ter consciência deste fato!

    Parabéns pela iniciativa e preocupação com os profissionais!

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob