Comprimidos-com-diferentes-formatos-liberam-remedios-em-ritmos-diferentes.png

 

Pesquisadores desenvolveram um método para determinar qual formato de comprimido libera a quantidade desejada de um ingrediente ativo durante a dissolução no trato digestivo

 

Comprimidos têm sido fabricados nos mesmos formatos – disco, cápsula ou esférico – desde o surgimento da medicina moderna, mas não precisa ser necessariamente assim.

Julian Panetta e seus colegas da Alemanha e dos EUA acreditam que há vantagens em criar comprimidos de formatos complexos e criativos, que podem ajudar sobretudo a liberar os ingredientes médicos ativos no corpo de maneira controlada.

Para isso, eles desenvolveram um processo que usa uma combinação de computação e de impressão 3D para produzir comprimidos que se dissolvem em líquidos durante um período de tempo especificado. A abordagem está chamando a atenção da indústria farmacêutica, que se tem concentrado fortemente na impressão 3D.

Quando o medicamento é líquido, aplicado na forma de injeções, por exemplo, é fácil ajustar a dose. Mas isso é muito mais difícil para a grande maioria dos medicamentos, que deve ser tomado em casa, sem a intervenção de um profissional.

Sempre se pensou em produzir comprimidos de diferentes componentes, cada um com diferentes concentrações dos ingredientes ativos, mas isso era inviável até o advento da tecnologia de impressão 3D. Formas complexas agora podem ser criadas de forma simples, incluindo comprimidos em uma variedade de formas geométricas. Assim, a forma do comprimido é o único fator que controla a liberação de um ingrediente ativo se ele for distribuído uniformemente no material de suporte.

 

image-5.pnghttps://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5-300x98.png 300w, https://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5-768x251.png 768w" alt="" width="984" height="322" data-srcset="https://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5.png 984w, https://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5-300x98.png 300w, https://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5-768x251.png 768w" data-src="https://www.abradilan.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-5.png" data-sizes="(max-width: 984px) 100vw, 984px" />

 

Design inverso

Usando modelagem matemática e experimentos, os pesquisadores desenvolveram um método para determinar qual formato de comprimido libera a quantidade desejada de um ingrediente ativo durante a dissolução no trato digestivo, garantindo assim o nível necessário de ingrediente ativo no corpo. É uma espécie de design de trás para frente, que a equipe chama de otimização de topologia.

Assim, no caso dos comprimidos, primeiro se define o perfil temporal em que o comprimido deve liberar seu princípio ativo. Então, o programa calcula a forma que o comprimido deve ter para atingir exatamente esse perfil de liberação.

Para garantir que mesmo os comprimidos com formas bizarras possam ser engolidos, é possível produzi-los a partir de um material de suporte macio, ou envolvê-los em uma cápsula de dissolução rápida.

Segundo a equipe, sua demonstração comprova que o design inverso pode levar a uma maior diversidade de formas não apenas em produtos farmacêuticos, mas também, por exemplo, na produção de fertilizantes ou corpos de catalisadores para produção química.

Fonte: Diario da Saúde

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob