Foram debatidos temas como: tipo de atendimento e produtos oferecidos, e-commerce e modelo de pagamento de medicamentos
A Primeira Conferência Latam do Mercado Farmacêutico mostrou como os países da Latino América possuem grandes diferenças quando o assunto é o varejo farmacêutico.
O evento da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), realizado em parceria com a Close-Up e Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), reuniu nomes da indústria e do mercado para debater e traçar um panorama do varejo farmacêutico na América Latina.
A primeira edição aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto, em São Paulo, e reuniu mais de 200 participantes e contou com representantes do Brasil, México, Bolívia, Equador, Peru, Chile e Argentina.
Na ocasião, foram apresentadas análises do mercado latino-americano como um todo, com destaque para temas estratégicos para o futuro do mercado.
As diferenças entre os países no modelo do varejo farmacêutico foram muito percebidas em diversos pontos.
O campo de debate teve temas como modelo de atendimento e produtos oferecidos, modelo de distribuição, a possibilidade de marcas próprias de medicamento para redes, e-commerce e modelo de pagamento de medicamentos.
Dessa maneira, então, apesar da grande diferença apresentada na maioria dos temas, todos os participantes podem aprender com as experiências dos países vizinhos, proporcionando o fortalecimento desse importante mercado.
“Foi apenas a primeira edição da Conferência LATAM, mas foi inovador. Ampliamos muito a visão sobre o mercado farmacêutico, possibilitando aos participantes uma ampla análise de realidades distintas. Isso possibilitou a troca de experiências e o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento desse importante mercado”, analisa o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Todavia, para os grupos estrangeiros presentes na ocasião o grande destaque foi para o melhor entendimento do modelo associativista desenvolvido no Brasil pela Febrafar e pela Farmarcas que se destacam crescendo acima do mercado.
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