Conheça o remédio para tosse que será testado contra o Parkinson
Crédito: D-Keine/istock - Medicamento usado contra a tosse será testado no tratamento do Parkinson
Ao todo, 330 pacientes testarão o medicamento por dois anos
Catraca Livre
Pesquisadores da University College London (UCL) estão planejando testar o remédio Ambroxol, comumente usado no alívio da tosse, como tratamento contra o Parkinson. O estudo vai avaliar a eficácia do medicamento, que também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, em pessoas com a doença neurológica que afeta o movimento, causando tremores e rigidez muscular.
A primeira fase do teste vai incluir 330 pacientes de Parkinson, que tomarão Ambroxol durante dois anos.
A eficácia do medicamento será medida por sua capacidade de retardar a progressão da doença. Para isso, os pesquisadores usarão uma escala que inclui qualidade de vida e movimento.
Em estudos anteriores, foi descoberto que o medicamento pode atingir o cérebro e aumentar os níveis de uma proteína conhecida como GCase (glucocerebrosidase). Mutações no gene da glucocerebrosidase são o fator de risco mais importante já descoberto para a doença de Parkinson.
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é um distúrbio progressivo que afeta o sistema nervoso e as partes do corpo controladas pelos nervos. Os sintomas começam lentamente. O primeiro sinal costuma ser um tremor quase imperceptível em apenas uma das mãos. Movimento lento e músculos rígidos são outros sinais importantes.
Os sintomas da doença de Parkinson pioram à medida que a condição progride ao longo do tempo.
A estimativa é que no mundo, a doença de Parkinson afete cerca de 10 milhões de pessoas, sendo 200 mil, em média, no Brasil.
Comentários