Aporte viabilizará a expansão da indústria, em Pouso Alegre
Por Leonardo Francia
Diário do Comércio
O laboratório Sanobiol, do grupo Cristália, vai investir R$ 200 milhões na construção de um centro de distribuição (CD), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, onde a empresa já opera uma planta. O aporte permitirá também a ampliação do portfólio de produtos da fábrica local, com a inclusão de novas linhas para a produção de soluções injetáveis (ampolas e frasco). A expectativa é de que sejam gerados 140 empregos diretos.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
O prefeito Rafael Simões e o presidente da empresa, Eduardo Job, firmam o acordo/DIVULGAÇÃO
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Dino Francescato, explicou que, desde que o grupo Cristália comprou o Sanobiol, em 2012, foram investidos R$ 100 milhões na empresa para ajustes financeiros e expansão da plataforma industrial. O Sanobiol, no entanto, ficou sem área na sua planta do município para expansão.
“A prefeitura ofereceu um terreno de 25 mil metros quadrados, em frente à planta da Sanobiol, no Distrito Industrial (DI). Estamos preparando o protocolo de intenções e um projeto de lei (PL) para a Câmara autorizar a doação do terreno. Tudo isso fará com que a Cristália instale seu CD, liberando espaço dentro da fábrica para a montagem das linhas de injetáveis”, explicou o secretário.
Segundo Francescato, serão produzidos anestésicos, produtos com maior valor agregado se comparados aos que planta fabrica até então. “É uma produção altamente automatizada e com trabalhadores qualificados”, disse o secretário, lembrando que o aporte também deve alavancar a arrecadação de impostos na cidade.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Para o secretário, o investimento do grupo Cristália consolida a vocação de Pouso Alegre em se tornar um importante polo farmacêutico do País. Ele lembrou que já atuam no município a fabricante indiana de cápsulas para medicamentos, ACG, a União Química, posicionada como uma das dez maiores do setor no Brasil, o Grupo Cimed e o laboratório nacional Biolab.
Além disso, a Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), instalada em Pouso Alegre, oferece mais de 20 cursos de graduação, incluindo o de farmácia, e 28 de pós-graduação, o que garante o fornecimento de mão de obra qualificada para as indústrias do setor.
Em nota, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, afirmou que “é importante que o município amplie a oferta de vagas de emprego de qualidade que vão gerar renda, atraindo e alavancando novos investimentos, fortalecendo o comércio e demais setores que impulsionam a economia local”.
O grupo Cristália é considerado o maior produtor de anestésicos da América Latina e está entre os cinco maiores do País no setor farmacêutico. O conglomerado tem 46 anos de atuação, sete laboratórios, sendo um na Argentina, e emprega mais de cinco mil colaboradores.
Comentários