POR G7
Grandes cadeias de lojas como CVS e Walmart estão limitando quantos contraceptivos de emergência um cliente pode comprar, poucos dias depois que a Suprema Corte dos EUA revogou a decisão histórica que protegia o acesso ao aborto em nível federal.
Na segunda-feira, Jornal de Wall Street relataram que varejistas como CVS e Walmart estavam reduzindo a quantidade de pílulas do Plano B que um cliente poderia comprar. Eles observam que a CVS estava permitindo que os clientes comprassem até três das pílulas, enquanto o limite do Walmart era “quatro ou seis”.
Um porta-voz da CVS disse O jornal que esses limites eram temporários e que o racionamento não se devia ao esgotamento das lojas do Plano B.
Plan B, o nome abreviado para Plan B One Step, é um comprimido contraceptivo de emergência de venda livre. A pílula, coloquialmente chamada de “pílula do dia seguinte”, é mais eficaz quando tomada menos de 72 horas após o sexo desprotegido ou falha no controle de natalidade e pode prevenir a gravidez. O levonorgestrel é o principal ingrediente da pílula e funciona interferindo no ciclo de ovulação da pessoa.
Desde Ovas foi derrubado na sexta-feira, muitas pessoas que podem engravidar manifestaram interesse em estocar a pílula. Sarah McKenna, uma conselheira espiritual de 21 anos e leitora de tarô em Saylorsburg, Pensilvânia, disse O jornal New York Times esta semana que ela foi à Amazon comprar pílulas “não só para mim, mas para quem precisa, porque as pessoas vão comprá-las e revendê-las por um preço maluco”.
“Tenho amigos e familiares que nem sempre podem pagar por essas coisas e eu queria apenas ter alguns extras para garantir que as pessoas que precisam possam ter. Mesmo que eu tenha que enviá-lo para alguém aleatoriamente”, disse ela à publicação.
Os especialistas foram desaconselhando o armazenamento Plano B, pois limita o acesso para quem precisa imediatamente e aumenta a chance de doses não serem utilizadas e expirar em armários de remédios.
Melissa Sörgel, farmacêutica licenciada da OTC Beratung na Alemanha, disse Interno no ano passado que o Plano B tem “uma data de validade de cerca de quatro anos” e que, embora não seja “completamente ineficaz após a data de validade”, “pode deixar de ser totalmente eficaz”, por isso é “aconselhável não usar uma pílula vencida para para evitar o risco de uma gravidez.”
Representantes do Walmart, CVS e Plan B One Step não responderam imediatamente ao pedido de comentário do The Independent.
Comentários