2470bc85-a166-4384-a6d4-b6e31486d7c1?t=1394714193300

Daiichi Sankyo Europe GmbH (Munique, Alemanha) - divulgação

 

Tóquio e Basking Ridge, NJ – (13 de janeiro de 2025) – A Daiichi Sankyo Company, Ltd (TSE: 4568) anunciou hoje que pagará à Glycotope US$ 132,5 milhões para adquirir direitos de propriedade intelectual do anticorpo anti-mucina-1 associado ao tumor (TA-MUC1), gatipotuzumab. Esse pagamento pela Daiichi Sankyo satisfaz todos os possíveis pagamentos clínicos, regulamentares e de vendas, bem como royalties de produtos que incluem gatipotuzumab como parte de um contrato de licenciamento de 2018 entre as partes. Em 2018, a Daiichi Sankyo licenciou direitos exclusivos para desenvolver e comercializar gatipotuzumabe em todo o mundo como um conjugado de anticorpo-droga (ADC) da Glycotope.

O anti-TA-MUC1 é o anticorpo contido no DS-3939, um ADC que está sendo desenvolvido pela Daiichi Sankyo. O DS-3939 é um medicamento direcionado a TA-MUC1 de primeira classe especificamente projetado, projetado usando a tecnologia DXd ADC proprietária da Daiichi Sankyo. O DS-3939 está atualmente sendo avaliado em um ensaio clínico de fase 1/2 em pacientes com vários tipos de tumores sólidos avançados, incluindo pulmão de células não pequenas, mama, urotelial, ovário, trato biliar e câncer de pâncreas.

 

Sobre o TA-MUC1
TA-MUC1 é uma glicoproteína transmembrana específica do tumor com glicosilação aberrante devido a alterações nos padrões de expressão de algumas sialiltransferases.1 Com base na superexpressão de TA-MUC1 na maioria dos cânceres epiteliais humanos, é um alvo atraente para a terapia do câncer.2 Atualmente, não há terapias direcionadas a TA-MUC1 aprovadas para qualquer tipo de câncer.

 

Sobre o DS-3939
O DS-3939 é um ADC direcionado a TA-MUC1 de primeira classe em potencial experimental. Projetado usando a tecnologia DXd ADC proprietária da Daiichi Sankyo, o DS-3939 é composto por um anticorpo anti-TA-MUC1 humanizado, ligado a uma série de cargas úteis de inibidores da topoisomerase I (um derivado de exatecano, DXd) por meio de ligantes cliváveis à base de tetrapeptídeos.

 

Sobre o portfólio de ADCs da Daiichi Sankyo
O portfólio de ADCs da Daiichi Sankyo consiste em sete ADCs em desenvolvimento clínico, criados a partir de duas plataformas de tecnologia de ADC distintas descobertas internamente pela Daiichi Sankyo.

A plataforma ADC mais avançada no desenvolvimento clínico é a tecnologia DXd ADC da Daiichi Sankyo, onde cada ADC consiste em um anticorpo monoclonal ligado a uma série de cargas úteis de inibidores da topoisomerase I (um derivado do exatecano, DXd) por meio de ligantes cliváveis baseados em tetrapeptídeos. O portfólio DXd ADC atualmente consiste em ENHERTU, um ADC direcionado a HER2, e DATROWAY, um ADC direcionado a TROP-2, que estão sendo desenvolvidos e comercializados globalmente em conjunto com a AstraZeneca. Patritumab deruxtecan (HER3-DXd), um ADC direcionado a HER3, ifinatamab deruxtecan (I-DXd), um ADC direcionado a B7-H3, e raludotatug deruxtecan (R-DXd), um ADC direcionado a CDH6, estão sendo desenvolvidos e comercializados globalmente em conjunto com a Merck & Co., Inc, Rahway, NJ, EUA. O DS-3939, um ADC dirigido por TA-MUC1, está sendo desenvolvido pela Daiichi Sankyo.

A segunda plataforma Daiichi Sankyo ADC consiste em um anticorpo monoclonal ligado a uma carga útil de pirrolobenzodiazepínico modificado (PBD). O DS-9606, um ADC PBD direcionado ao CLDN6, é o primeiro de vários ADCs planejados em desenvolvimento clínico utilizando esta plataforma.

Ifinatamab deruxtecan, patritumab deruxtecan, raludotatug deruxtecan, DS-3939 e DS-9606 são medicamentos experimentais que não foram aprovados para nenhuma indicação em nenhum país. A segurança e a eficácia não foram estabelecidas.

 

Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo é uma empresa global inovadora de saúde que contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade que descobre, desenvolve e oferece novos padrões de atendimento para enriquecer a qualidade de vida em todo o mundo. Com mais de 120 anos de experiência, a Daiichi Sankyo aproveita sua ciência e tecnologia de classe mundial para criar novas modalidades e medicamentos inovadores para pessoas com câncer, doenças cardiovasculares e outras com alta necessidade médica não atendida. Para obter mais informações, visite www.daiichisankyo.com.

 

Fonte: Daiichi Sankyo

 

Referências:

1 Nath S, et al. Tendências Mol Med. 2014; 20(6):332-42.
2 Fan XN, et al. Pathol Res Pract. 2010; 206(8):585-9.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob