DESAFIO DAS EMPRESAS FAMILIARES

por Ivan Nicolas Dannias

Nos meus 19 anos à frente da Dannias Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., tive oportunidade de atuar junto a grandes empresas multinacionais e nacionais, bem como de modo acentuado com empresas familiares de grande, médio e pequeno porte de vários segmentos.

Os desafios para os empresários e para a consultoria são inúmeros e complexos em todos os tipos e tamanho das empresas familiares, sejam de qual for o segmento e potencial de recursos financeiros.

Costumo dizer que a diferença dos problemas familiares é proporcional ao tamanho da empresa.

Porém, para mim, o trabalho mais apaixonante e desafiador é o de atuação em pequenas e medias empresas familiares de qualquer segmento.

De um modo geral, elas foram criadas por uma ou duas pessoas, muitas vezes membros da própria família, sendo que uma delas pelo menos é conhecedor do ofício, isto é, conhece bem a parte operacional e produtiva.

Em muitos casos, conforme o segmento, o empreendedor, procura se  manter  atualizado, no tocante a elaboração do seu produto (seja físico ou intelectual), participando de cursos, palestras, visitas a feiras / eventos, etc.

Entretanto, por não conhecerem e serem em muitos casos até avessos às demais áreas da empresa, os empresários não dedicam  o tempo necessário para se desenvolverem na gestão do negócio, nem dando a devida atenção e dedicação as áreas administrativa, financeira, marketing, vendas e negociação.

Este ponto passa a ser o “Tendão de Aquiles” da empresa, sendo um possível “Divisor de Águas”, entre o sucesso e o fracasso da empresa a médio e longo prazo.

Quando o problema chega ao ponto de ser sentido pela empresa, muitas vezes já é tarde, ou necessitará de um esforço / sacrifício muito grande de todos os envolvidos para reverterem a situação e colocar a mesma no rumo certo.

Neste estágio, torna se necessário (porém sempre sofre a resistência de alguns membros da empresa, por não aceitarem a realidade e impossibilidade de reverterem a  situação sem ajuda externa), procurarem ajuda seja de associações de classe, órgãos governamentais e de consultores profissionais experientes e com habilidades para reorganizar a gestão da empresa, avaliando o potencial humano e as habilidades dos sócios e familiares atuantes.

A contratação de uma consultoria não é só para grandes empresas, os custos não  são elevados, pois são relativos e proporcionais ao tamanho e complexidade de cada empresa. O importante é que o profissional escolhido seja de confiança e capacidade e sucessos comprovados.

Após um trabalho aprofundado de análise e avaliação em todas as áreas, poderá ser elaborado um diagnóstico para apresentação e discussão com os envolvidos para que se chegue a um consenso e compromisso de atuação conjunta e com uma visão única, dentro dos recursos disponíveis e metas bem definidas.

Por outro lado, é importante que cada membro da empresa, tenha bem claro suas atividades e responsabilidades, e que seu poder decisório seja conhecido e reconhecido por todos.

Todos os participantes do corpo gerencial, tem que ter em mente, que a empresa não é uma continuação de sua casa e que seus compromissos pessoais não podem se sobrepor aos compromissos assumidos coma empresa e nem a hierarquia familiar prevalecer no ambiente de trabalho.

As empresas para terem sucesso, devem ter obrigatoriamente objetivos bem definidos e que as metas deverão ser sempre baseadas em:

  • Geração de Lucro suficiente para o contínuo desenvolvimento da mesma;
  • Gestão Profissional que garanta e proteja o negócio a longo prazo;
  • Atender as Necessidades / Desejos do Consumidor / Público alvo (clientes e consumidores).

Analisando o exposto acima e visualizando as particularidades de uma empresa familiar, não é difícil entender, o quanto os sentimentos / laços familiares, hábitos e muitas vezes, hierarquia existente numa família, dificultam / impedem a tomada de decisões racionais e profissionais.

Aliado a tudo isto, na maioria dos casos, os recursos financeiros são escassos ou inexistentes o que dificulta ainda mais as tomadas de decisões.

Mas por outro lado, pela nossa experiência, continuar insistindo numa gestão que não vem dando certo, é condenar a empresa à estagnação, seguida de encerramento das atividades, muitas vezes deixando um lastro de dívidas e nome comprometido no mercado.

Mas, também podemos nos espelhar, em gestões familiares vitoriosas e inúmeras casos de sucesso em empresas familiares que estão se conscientizando adaptando rapidamente a realidade e conseguindo harmonizar o profissional empresarial sem arranhar os laços familiares, garantindo sucesso e felicidade ao mesmo tempo.

Ivan Nicolas Dannias é Sócio-Diretor/Partner-Director da Dannias Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda. - www.danniasconsultoria.com

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Parabéns Ivan, dicas e comentáriosmaravilhosos. Empresas familiares são a maioria em nosso pais, se as empresas seguirem passos que são necessários, chegarão muito mais longe com muito mais saúde empresarial.

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob