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Para chamar a atenção sobre a gravidade da epidemia do diabetes e gerar conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, a ADJ Diabetes Brasil promove duas ações digitais: uma delas é a competição que envolve o conhecimento de diabetes entre duas famílias, Quem Sabe Ganha – game do diabetes, e a outra um Jogo da Memória baseado nos sete comportamentos do autocuidado do diabetes (atividade física, teste de glicemia, bem estar, prevenção, tratamento, alimentação e bons hábitos).

77% das pessoas com diabetes tipo 2 não são aderentes ao tratamento* e desenvolvem com mais facilidade uma série de complicações do diabetes. O convívio com a doença requer atenção e cuidados constantes, que passam a fortalecer a autoestima e uma maior compreensão da própria saúde.

Com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com a condição. De acordo com o relatório preliminar da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicado em setembro, 8,2% dos brasileiros têm a doença, sendo maior entre as mulheres (9,0%) do que entre os homens (7,3%) **.

Por todo este cenário a ADJ Diabetes Brasil escolheu realizar iniciativas lúdicas com foco na educação em diabetes para chamar a atenção dos brasileiros. No dia 10 de novembro (quarta-feira), às 19h, a competição Quem Sabe Ganha – game do diabetes, será transmitida ao vivo em um evento digital nos canais (https://www.facebook.com/ADJDiabetesBrasil e https://www.youtube.com/adjdiabetesbrasil). Terá a participação de duas famílias, devidamente uniformizadas, que competirão sobre conhecimento em diabetes. O apresentador Tom Bueno, jornalista, influenciador em diabetes, cujo canal “Um Diabético”fará a moderação da iniciativa, e a Dra. Denise Reis Franco, endocrinologista, pesquisadora do Cpclin- Centro de Pesquisa Clínica e diretora da ADJ Diabetes Brasil, participará para dar todas as explicações sobre os temas abordados.

A segunda iniciativa será um Jogo de Memória, que poderá ser acessado em www.adj.org.br. Voltado a um público de várias gerações, o game será utilizado também como ferramenta educativa nas atividades realizadas pela ADJ.

Os eventos terão como patrocinadores: Roche, Astrazeneca, Bayer, Novartis, Novo Nordisk, Sanofi e BD.

 

Fontes: *Estudo clínico controlado e randomizado realizado na Clínica Ambulatorial de Diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo avaliou a adesão dos indivíduos com diabetes tipo 2 ao tratamento, mostrando que 77,2% não eram aderentes. Faria HTG et al. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014;2:257-263.

** Vigitel Brasil 2020 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/relatorio-vigitel-2020-original.pdf/view

 

 

Sobre o Dia Mundial:

 

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

 

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

 

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Vanessa Pirolo

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