9849580658?profile=original

Em comemoração ao Dia do Dermatologista, é importante destacar a importância desse profissional no tratamento das doenças de pele.

No mês de fevereiro é comemorado o Dia de Dermatologista, profissional responsável pela saúde da pele: o maior e mais exposto órgão do corpo humano. Muito além dos cuidados estéticos, o Dermatologista é o profissional que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

Segundo investigação liderada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, as doenças da pele representam a quarta maior causa de incapacitação no planeta. O dado, publicado recentemente, é resultado de uma robusta revisão de registros hospitalares e mais de 4 mil pesquisas publicadas entre 1980 e 2013 ao redor do mundo.

Segundo o Dr. Ricardo Romiti, chefe do ambulatório de psoríase do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo, as doenças de pele consideradas complexas são aquelas que impactam diretamente na qualidade de vida, no convívio social e na autoestima dos pacientes. Entre elas, estão:

Psoríase

A psoríase não é, exclusivamente, uma doença de pele. É uma enfermidade sistêmica que afeta todo o nosso organismo, com enorme impacto sobre o bem-estar físico e psíquico dos pacientes – muitas vezes levando ao isolamento social. “Quem não conhece a enfermidade, muitas vezes acredita - de forma equivocada - que se trata de uma doença infecciosa e contagiosa com risco de ser transmitida. Este risco não existe”, explica Dr. Romiti.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, decorrente de alterações do sistema imunológico, sem nenhuma chance de contágio. A doença causa lesões na pele, não contagiosa, não se sabe ao certo as causas. A psoríase atinge cerca de 3% da população mundial. Saiba mais em: http://saude.novartis.com.br/psoriase

Urticária Crônica Espontânea (UCE)

A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é uma doença caracterizada pela ocorrência diária ou quase diária de urticas, angioedema ou ambos por um período maior do que 6 semanas, sem que estes sintomas sejam causados por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro fator externo. As urticas são lesões em alto relevo na pele, geralmente rodeadas por uma borda avermelhada, que coçam intensamente, a ponto de o paciente deixar de dormir e de exercer suas atividades normais (trabalho, estudo, atividades diárias).

Muitos fatores como cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos de limpeza podem causar angioedema e urticas, mas, na UCE, as lesões aparecem espontaneamente. Isto é, a UCE não é causada por nenhum desses agentes externos. Em razão do desconhecimento sobre a doença, é comum que muitos pacientes com UCE procurem continuamente a suposta “causa” das lesões, privando-se desnecessariamente de muitos alimentos, cosméticos, medicamentos e modificando significativamente seus hábitos de vida.

Saiba mais em: www.tudosobreuce.com.br

Romiti ressalta que a grande questão, no entanto, é que os danos à pele não têm consequências apenas em frente ao espelho. Nos casos crônicos, o impacto na qualidade de vida já é considerado similar ao de doenças cardíacas e maior do que o causado por outras doenças dermatológicas. Em razão da coceira intensa e da imprevisibilidade das crises, o impacto da urticária crônica na qualidade de vida dos pacientes vai muito além do aspecto visual, afetando o estado mental, as atividades profissionais, as relações conjugais e sociais. Em ambos os casos o diferencial está na busca de um dermatologista especializado que possa diagnosticar e tratar corretamente cada uma das doenças.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob