Marcus Schindler falando no ELRIG Drug Discovery 2024 em Londres, Reino Unido. Crédito: Jenna Philpott / GlobalData.
O diretor científico da Novo Nordisk, Marcus Schindler, liderou o discurso de abertura no ELRIG Drug Discovery 2024 em Londres, Reino Unido.
Doenças crônicas como a obesidade são tão urgentes quanto o aquecimento global e as mudanças climáticas, de acordo com o diretor científico (CSO) da Novo Nordisk, Marcus Schindler.
"Temos uma crise urgente de saúde", disse Schindler ao falar na conferência ELRIG Drug Discovery de 2 a 3 de outubro em Londres, Reino Unido.
A semaglutida – comercializada como Ozempic para diabetes tipo 2 e Wegovy para obesidade – mudou o paradigma de tratamento para a obesidade. De acordo com Schindler, a obesidade é uma pandemia global que afeta um bilhão de pessoas. "O que está acontecendo agora é realmente interessante; uma necessidade médica não atendida se transforma verdadeiramente em uma condição tratável e de uma condição tratável em um mercado", disse Schindler.
Um mercado em que se transformou, de fato. De acordo com as previsões da GlobalData, o Ozempic e o Wegovy obterão vendas globais combinadas de US$ 42,8 bilhões em 2030, destacando o potencial comercial desses tratamentos. A GlobalData é a empresa-mãe da Tecnologia Farmacêutica.
Os GLP-1RAs imitam a ação do hormônio GLP-1, que aumenta a secreção de insulina, reduz a liberação de glucagon e, por fim, reduz o apetite. Os medicamentos ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e apoiam a perda de peso, tornando-os candidatos eficazes para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.
Schindler enfatizou que o escopo desses medicamentos não se limita à perda de peso, pois muitas condições crônicas, como doenças cardiovasculares, estão ligadas à obesidade. A Wegovy garantiu uma atualização do rótulo em março de 2024 para a redução do risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e derrame em adultos com doenças cardíacas diagnosticados como obesos ou com sobrepeso.
Isso também soa verdadeiro no cenário de ensaios clínicos. Os candidatos a GLP-1RA estão agora sendo investigados em outras indicações além dos distúrbios metabólicos, com ensaios em andamento em doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e respiratórias. O número de ensaios realizados com esses medicamentos além da obesidade e diabetes atingiu o pico em 2023, de acordo com a GlobalData.
À medida que as oportunidades de mercado continuam a crescer, o foco da Novo muda para a prevenção. Schindler disse que a empresa está intensificando seus esforços para desenvolver soluções comerciais que prevejam e previnam a obesidade e suas consequências: "Atualmente, estamos tratando. Não estamos conseguindo dobrar a curva", acrescentou.
Para resolver isso, no ano passado, a Novo Nordisk lançou a unidade de prevenção transformacional (TPU). De acordo com o site da empresa, a unidade identificará pessoas com alto risco de desenvolver obesidade e suas consequências e terá como objetivo fornecer intervenções direcionadas para impedi-las de desenvolver obesidade em primeiro lugar.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários