Com 113 anos, a Drogaria Araújo tem sede em Belo Horizonte e conta com 300 lojas em 27 cidades do estado. Além das lojas, possui moderno Laboratório de Manipulação e e-Commerce, atendendo a 50 milhões de clientes por ano. Em um movimento de expansão, a companhia planejou abrir 20 novas lojas a cada seis meses. Além de toda a questão de logística, havia a necessidade de implementar dentro da estrutura da Drogaria um processo de auditoria mais ágil e focado, com maior controle e acompanhamento das melhorias e ações propostas para as áreas da empresa.
Essa necessidade, que se tornou mais urgente no novo momento da companhia, já tinha sido identificada pela equipe interna. De acordo com Juliana de Oliveira Costa, coordenadora de Auditoria, “juntando o tempo de apuração in loco e envio do relatório, eram gastos em média 14 horas.” Muito desse tempo se devia ao extenso inventário de produtos da companhia: a Drogaria Araújo oferece mais de 20 mil itens, entre medicamentos, alimentos, perfumaria, produtos de higiene e beleza, infantil, dermocosméticos, produtos pet, conveniência, ortopédicos, dentre outros. Além disso, presta atendimento farmacêutico, vacinas e testes rápidos.
Aplicando mudanças
Para realizar essa reformulação da marca, a Drogaria contratou a solução SoftExpert Suite, que facilitou a construção de painéis personalizados para apresentar ganhos de produtividade na execução das auditorias e melhor gestão dos planos de ações, bem como a gestão das não conformidades.
Também foram implementados os componentes de Auditoria, Processo, Problema, Formulário, Analytics, Documento e Plano de Ação com acesso a mais de 7.000 usuários. Esse processo contou com o auxílio da TNX Brasil, parceria da SoftExpert.
Com todas as soluções configuradas, o tempo de auditoria diminuiu de forma significativa, segundo Costa, “Após as parametrizações realizadas com auxílio da tecnologia da SoftExpert, gastamos em média sete horas em todo o processo. Realizamos, no mínimo, cerca de duas auditorias em cada loja por ano, registrando cerca de 580 não conformidade/mês e elaborando em média 70 planos de ação”.
Fonte: Computer World
Comentários