Grupo Profarma Totaliza R$ 1,3 Bilhão em Receita

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O Grupo Profarma, que atua no setor de saúde, somou R$ 1,3 bilhão em receita bruta consolidada no primeiro semestre, valor que representa crescimento de 12,6% na comparação com o ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrou avanço de 60,6%, para R$ 14,6 milhões. Segundo a companhia, a divisão de varejo apresentou alta de 7,8% no faturamento médio por loja e de 35% no Ebitda, atingindo R$ 3,2 milhões. Já a divisão de distribuição farmacêutica registrou crescimento de 21,3% na receita bruta e um incremento de 63,6% no Ebitda, para R$ 11,1 milhões. 

“O resultado comprova que, apesar de os primeiros meses do ano terem sido mais desafiadores do que o esperado, nossa trajetória de melhoria operacional em todas as divisões de negócio não foi afetada”, afirma o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Max Fischer.

Segundo o executivo, a companhia adotou uma série de iniciativas relevantes neste primeiro trimestre, que contribuirão para o desempenho dos próximos meses. “Iniciamos a implantação da filosofia de gestão Lean para redução e prevenção de desperdícios, começando pela área de logística. Também efetuamos a segmentação da área de supply entre distribuição e varejo, com foco na diminuição de rupturas e na otimização do capital de giro”, ressalta Fischer. A empresa também apostou na reestruturação da área comercial voltada ao varejo, ao dividir o departamento nas áreas de sell in e sell out.

Os crescimentos de receita e Ebitda ocorreram enquanto o ciclo de caixa consolidado e as despesas financeiras se mantiveram em linha com o mesmo período de 2018: 33 dias e R$ 17,3 milhões, respectivamente. O trimestre também foi marcado por redução no resultado líquido negativo ajustado em 35,7%, atingindo R$ 7,9 milhões. O grupo ainda antecipou as compras em fevereiro e março, a fim de garantir uma melhor oportunidade de venda no período do reajuste anual de preços de medicamentos.

 

Resultados por divisão

A divisão de distribuição registrou evolução de 21,3% na receita bruta, na comparação com o mesmo período de 2018, e uma alta de 63,6% no Ebitda, atingindo R$ 11,1 milhões. Já a d1000, unidade de varejo constituída pelas redes Drogasmil, Farmalife, Tamoio e Rosário, ampliou em 7,8% o faturamento médio por loja. O Ebitda da divisão foi 35% maior e atingiu R$ 3,2 milhões.

“Mesmo com todos os desafios, conseguimos manter nossa evolução operacional, como mostra o Ebitda acumulado de R$ 100,5 milhões dos últimos 12 meses, índice 90,2% ao do período anterior”, finaliza.

Redação Dikajob

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