Eficácia da Sputnik V cai para 91%

Correio Braziliense

O Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, de Moscou, anunciou que a vacina Sputnik V, que desenvolveu contra o Sars-CoV-2, é 91,4% eficaz. Em um comunicado à imprensa, o órgão informou que os dados foram obtidos 21 dias depois que os voluntários receberam a primeira dose da vacina dupla. O percentual é menor do que a eficácia relatada anteriormente, de 96,2%.

Para casos graves, a eficácia da vacina foi 100%, destacou o Gamaleya. “Houve 20 casos graves de infecção por coronavírus no grupo do placebo e nenhum caso grave no grupo da vacina”, disse o Gamaleya. Os dados obtidos na última fase de estudos serão publicados “em um futuro próximo, em uma revista médica internacional líder com revisão por pares”, segundo o centro de pesquisas. A eficácia reportada ontem se refere a 22.714 participantes do ensaio.

O comunicado acrescentou que os desenvolvedores da vacina usarão esses dados para obter o registro acelerado da substância em outros países. “Acredito que seremos capazes de vacinar a maioria da população da Rússia em 2021”, disse o diretor do Instituto Gamaleya, Alexander Gintsburg, citado no comunicado

Os ensaios de fase 3 da vacina baseada em vetores de adenovírus envolverão 40 mil voluntários em Moscou. Cerca de 26 mil já foram vacinados na Rússia para os testes da última etapa de estudos, sem “efeito adverso imprevisto documentado”, segundo o Fundo Russo de Investimento Direto, que está financiando o desenvolvimento do Sputnik V.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob