by Biopharma Reporter
O investimento fará com que as despesas totais de capital da Eli Lilly no local aumentem para US$ 1 bilhão (€ 921 milhões), o que resultará na construção de uma instalação de 1.600.000 metros quadrados localizada no parque empresarial da IDA Ireland.
A construção do local já está em andamento, após ter sido anunciada no início do ano passado. A instalação produzirá ingredientes ativos biológicos, que a Lilly planeja usar na produção de seu portfólio existente e também nos desenvolvimentos clínicos de seu pipeline.
Na época, a empresa afirmou que os ingredientes farmacêuticos ativos (APIs) produzidos seriam usados no desenvolvimento e fabricação de tratamentos para diabetes, doença de Alzheimer, câncer e condições autoimunes.
Uma vez concluída, a nova instalação criará 300 empregos para a região, incluindo cargos em engenharia, cientistas e operações. Enquanto a instalação está sendo construída, 500 posições serão necessárias para realizar o trabalho.
A Lilly está na Irlanda desde 1978 e emprega aproximadamente 2.500 pessoas no país.
A CEO interina da IDA Irlanda, Mary Buckley, disse: "A Eli Lilly está presente na Irlanda há mais de 40 anos e esse investimento significativo, adicionando mais fabricação de substâncias farmacêuticas biológicas às suas já substanciais operações e empregos irlandeses, ressalta a importância estratégica da Irlanda nas operações globais da Eli Lilly. É uma prova do compromisso futuro da empresa com a Irlanda e prova da atratividade contínua da Irlanda como um local para investimento."
A instalação funcionará a partir do parque empresarial da IDA em Raheen, em um local greenfield. A empresa afirma que a instalação de substâncias farmacêuticas será o local de fabricação tecnicamente mais avançado da Lilly até o momento, através do uso de sistemas avançados de coleta e análise de dados.
Devido à tecnologia, a Lilly destacou que o local proporcionaria melhorias em segurança e qualidade, juntamente com o aumento da produtividade e do desempenho do processo.
Na época do anúncio da instalação de Limerick, a empresa também afirmou que planejava construir uma nova fábrica de US $ 1 bilhão na Carolina do Norte, EUA. Em cinco anos antes do anúncio, a Lilly observou que havia investido mais de US $ 4 bilhões na expansão de sua capacidade global de fabricação, com metade desse valor sendo focado em sua rede nos EUA.
*Ireland's foreign direct investment agency
Comentários