12189218895?profile=RESIZE_710x

 

  • A aprovação de ELREXFIO (elranatamab-bcmm) baseia-se em taxas de resposta clinicamente significativas e duração da resposta do estudo de Fase 2 MagnetisMM-3;
  • ELREXFIO é o primeiro agente subcutâneo de dose fixa dirigido por BCMA pronto para uso nos EUA com a opção de dosagem a longo prazo a cada duas semanas após 24 semanas de tratamento semanal;
  • A Pfizer continua a avançar o programa clínico MagnetisMM para expandir ELREXFIO em linhas de tratamento anteriores, tanto como monoterapia quanto em combinação com terapias padrão ou novas;

 

A Pfizer anunciou hoje que o Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu aprovação acelerada ao ELREXFIO™ (elranatamab-bcmm) para o tratamento de pacientes adultos com mieloma múltiplo recidivado ou refratário (RRMM) que receberam pelo menos quatro linhas anteriores de terapia, incluindo um inibidor de proteassoma, um agente imunomodulador e um anticorpo monoclonal anti-CD38. A aprovação foi baseada nos resultados do ensaio clínico de Fase 2 MagnetisMM-3 de braço único, e a aprovação contínua para esta indicação depende da verificação do benefício clínico em um ensaio confirmatório. ELREXFIO é uma imunoterapia com antígeno de maturação de células B (BCMA)-anticorpos biespecíficos direcionados para CD3 (BsAb) que se liga ao BCMA nas células do mieloma e ao CD3 nas células T, reunindo-as e ativando as células T para matar as células do mieloma múltiplo.

"ELREXFIO reflete nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento de descobertas científicas que melhorem significativamente os resultados para pessoas com câncer. Descoberta na Pfizer, avançamos essa terapia de um primeiro teste em pacientes internados para aprovação em menos de cinco anos, porque sabemos que o tempo é a vida para as pessoas que vivem com mieloma múltiplo", disse Angela Hwang, diretora comercial e presidente de negócios globais de biofármacos da Pfizer. "Com respostas significativas em uma população de pacientes com doença altamente refratária, acreditamos que ELREXFIO está pronto para potencialmente se tornar o novo padrão de tratamento para mieloma múltiplo, pois planejamos desenvolver essa indicação com desenvolvimento contínuo em todo o programa expansivo MagnetisMM."

A aprovação do ELREXFIO baseia-se em dados das taxas de resposta e duração da resposta. Dados da coorte A (n=123) do estudo de fase 2 MagnetisMM-3 (NCT04649359) mostrou respostas significativas entre doentes com RRMM fortemente pré-tratados que receberam ELREXFIO como a primeira terapêutica dirigida por BCMA. Entre os doentes deste estudo que receberam quatro ou mais linhas de terapêutica antes de ELREXFIO (n=97), a taxa de resposta global foi de 58%, com uma estimativa de 82% a manter a resposta durante, pelo menos, nove meses. A mediana do tempo até a primeira resposta foi de 1,2 meses. Este estudo também estabeleceu ELREXFIO como a primeira terapia dirigida por BCMA nos EUA com dosagem uma a cada duas semanas para pacientes que respondem após 24 semanas de terapia semanal, o que significa menos tempo na clínica e potencialmente maior tolerabilidade ao tratamento a longo prazo. O rótulo também inclui dados da coorte B do MagnetisMM-3 (n=64). Entre os 63 pacientes desta coorte que receberam pelo menos quatro linhas de terapia prévias, incluindo uma terapia dirigida por BCMA (CAR-T ou conjugado anticorpo-droga), a taxa de resposta global foi de 33% após um acompanhamento mediano de 10,2 meses, com uma estimativa de 84% mantendo a resposta por pelo menos nove meses.

Nos dados de eficácia de longo prazo para a coorte A (n=123) apresentados na reunião da Associação Europeia de Hematologia de 2023, a taxa de resposta objetiva foi de 61%, e a duração mediana da resposta, a sobrevida global e a sobrevida livre de progressão ainda não haviam sido alcançadas em 14,7 meses de seguimento mediano. Para os pacientes que responderam, a probabilidade de manter uma resposta em 15 meses foi de 72%. Entre os pacientes que responderam e que mudaram para a dose a cada duas semanas pelo menos seis meses antes da data de corte dos dados (n=50), 80% mantiveram ou melhoraram sua resposta após a troca, com 38% alcançando uma resposta completa ou melhor após a troca.

"A maioria dos pacientes com mieloma múltiplo experimentará recaída ou resistência de sua doença ao tratamento, muitas vezes enfrentando aumento da carga de sintomas e diminuindo sua chance de sobreviver por mais tempo com cada linha de terapia tentada", disse o investigador do ensaio clínico da MagnetisMM, Ajay Nooka, MD, MPH, Diretor do Programa de Mieloma Múltiplo do Winship Cancer Institute da Emory University. "Ao oferecer uma resposta clínica durável com um perfil de segurança estabelecido e a conveniência da administração subcutânea, ELREXFIO fornece uma nova opção muito necessária para pacientes com mieloma múltiplo fortemente pré-tratados que estão lutando contra o mieloma recidivado."

O rótulo do ELREXFIO contém um aviso em caixa para síndrome de liberação de citocinas (SRC) e toxicidade neurológica (NT), incluindo síndrome de neurotoxicidade associada a células efetoras imunes (ICANS), além de advertências e precauções para infecções, neutropenia, hepatotoxicidade e toxicidade embrio-fetal. As reações adversas mais frequentes ao ELREXFIO (incidência ≥20%) são RSC, fadiga, reação no local da injeção, diarreia, infeção do trato respiratório superior, dor musculoesquelética, pneumonia, diminuição do apetite, erupção cutânea, tosse, náuseas e febre (pirexia). As anormalidades laboratoriais de grau 3 a 4 mais comuns (≥20%) são linfócitos diminuídos, neutrófilos diminuídos, hemoglobina diminuída, glóbulos brancos diminuídos e plaquetas diminuídas. O regime de dose escalonada (12/32/76 mg), combinado com paracetamol, dexametasona e difenidramina pré-tratamento, destina-se a reduzir a incidência e a gravidade da RSC. Por precaução, os doentes devem ser hospitalizados durante 48 horas após a primeira dose e 24 horas após a segunda dose dose. Não é necessária hospitalização para a terceira dose. Dado o risco de SRC e NT, incluindo ICANS, ELREXFIO está disponível apenas através de um programa restrito chamado ELREXFIO Risk Evaluation and Mitigation Strategy (REMS). Um ensaio confirmatório (MagnetisMM-5) na população de dupla classe exposta, recidivante ou refratária, envolvendo 854 pacientes, foi iniciada em 2022 para reunir dados adicionais de segurança e eficácia. Os dados serão compartilhados conforme disponíveis.

"A acessibilidade é fundamental para desbloquear o impacto potencial de novas opções de tratamento. Infelizmente, novas terapias para mieloma múltiplo exposto a classe tripla podem estar fora do alcance de populações medicamente carentes", disse Jenny Ahlstrom, fundadora e CEO da HealthTree Foundation for Multiple Myeloma. "Com a aprovação do ELREXFIO, os pacientes têm uma nova opção de tratamento pronta para uso que pode ser entregue de forma contínua em clínicas comunitárias, onde a maioria dos pacientes com mieloma múltiplo recebe seus cuidados."

Para os pacientes que recebem prescrição de ELREXFIO, a Pfizer oferece o suporte da Patient Access Navigators, por meio do nosso programa Pfizer Oncology Together, que fornece serviços personalizados para todos os aspectos do tratamento, incluindo recursos de assistência financeira, suporte ao tratamento e recursos para navegar em possíveis problemas de seguro e cobertura.

ELREXFIO recebeu Designação de Terapia Inovadora e Designações de Medicamentos Órfãos e foi aprovado sob o Programa de Aprovação Acelerada da FDA, que é projetado para encurtar o tempo de revisão da FDA para medicamentos que tratam condições graves e preenchem uma necessidade médica não atendida. A revisão da FDA também foi conduzida no âmbito do Projeto Orbis, uma estrutura para a submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre parceiros internacionais para potencialmente agilizar as aprovações. Atualmente, cinco países (Suíça, Brasil, Canadá, Austrália e Cingapura) estão participando. Um novo pedido de medicamento para ELREXFIO está sendo avaliado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão. Além disso, um pedido de autorização de introdução no mercado para ELREXFIO está atualmente a ser avaliado ao abrigo do regime PRIME pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

O extenso programa de desenvolvimento clínico MagnetisMM está investigando o uso de ELREXFIO em todo o espectro de progressão do mieloma múltiplo, desde o mieloma múltiplo recém-diagnosticado até o RRMM. Os ensaios clínicos de intenção de registo em curso estão a explorar ELREXFIO tanto como monoterapia como em combinação com terapias padrão ou novas. Estes incluem a Fase 3 MagnetisMM-5 ensaio no ambiente exposto de classe dupla e MagnetisMM-7 com ELREXFIO como tratamento de manutenção em doentes recentemente diagnosticados após transplante.

Veja as informações completas sobre prescrição, incluindo o Aviso em caixa e o Guia de Medicação do paciente. Caso não esteja disponível neste link, ele estará disponível assim que possível enquanto trabalhamos para finalizar o documento. Por favor, volte para obter as informações completas em breve.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob