Koeputkia laboratoriossa.O medicamento ajudaria em situações em que a cobertura vacinal ameaça permanecer muito baixa para a imunidade do rebanho, diz a empresa. Imagem: Tiina Jutila / Yle

A empresa Turku diz que seu spray nasal fornece doses baixas e seguras de hidroxicloroquina, ivermectina e aprotinina.

by Yle.fi

Um medicamento contra coronavírus desenvolvido pela Therapeutica Borealis, uma empresa farmacêutica de Turku, obteve uma patente do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). O spray nasal contém hidroxicloroquina, entre outros ingredientes.

No início de maio, a empresa disse que havia recebido a aprovação para um pedido de patente, com base no qual esperava uma patente final este mês.

“A patente final é um marco importante para nós em nosso caminho para o mercado. Nosso próximo objetivo é encontrar uma empresa da indústria farmacêutica estabelecida com uma escala de negócios internacional ”, disse o professor Kalervo Väänänen , um dos três inventores e fundadores da Therapeutica Borealis, em um comunicado à imprensa na segunda-feira. Väänänen é biólogo celular e ex-reitor da Universidade de Turku.

Os co-inventores da droga e co-fundadores da Therapeutica Borealis são Lauri Kangas , professor adjunto de ciências da Universidade de Turku, e Matti Rihko , psicólogo e presidente do conselho da Câmara de Comércio de Turku e da Universidade de Turku. Ele também é ex-CEO da Raisio Food Corporation, conhecida por seus produtos Benecol para baixar o colesterol.

De acordo com a empresa, o spray nasal atua na função celular da mucosa nasal de três formas, prejudicando a capacidade do vírus de penetrar no corpo e se multiplicar, reduzindo assim o risco de doenças graves.

Outra empresa farmacêutica finlandesa, a Rokote Laboratories, está desenvolvendo uma vacina contra o coronavírus na forma de spray nasal, mas tem dificuldade para obter financiamento.

“O combate à pandemia provavelmente requer, além da vacina, um medicamento preventivo ou de ação precoce. Este medicamento também ajuda especialmente em uma situação em que a cobertura vacinal ameaça permanecer muito baixa para a imunidade coletiva ”, disse Väänänen.

A OMS alertou contra o uso de ivermectina, exceto em ensaios clínicos

A empresa disse que os ingredientes ativos da droga - aprotinina, hidroxicloroquina e ivermectina - são drogas bem conhecidas e amplamente utilizadas, mas neste produto são utilizadas de uma maneira nova e direcionada na membrana mucosa respiratória superior.

Todas as moléculas de medicamentos cobertas pela patente são aprovadas para o tratamento de outras doenças, mas se usadas de forma sistêmica, por exemplo, como comprimidos ou infusões ingeridas pelos pacientes, as quantidades dos medicamentos seriam altas e potencialmente prejudiciais.

Para uso tópico, como no spray nasal, as concentrações dos princípios ativos em todo o corpo permanecem muito baixas, mas são suficientes localmente para impedir a passagem e a replicação do vírus, tornando o medicamento mais seguro e eficaz, diz a Therapeutica Borealis.

A aprotinina é um inibidor da protease, enquanto a ivermectina é um antiparasitário e a hidroxicloroquina tem sido usada contra a malária - e foi anunciada como um tratamento Covid-19 pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente americano Donald Trump, entre outros.

No início deste ano, o fabricante de ivermectina Merck disse que não havia “nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19” e “nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com Covid-19”.

Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou contra o uso de ivermectina em pacientes com Covid-19, exceto para ensaios clínicos, devido à falta de dados que demonstrassem seus benefícios. A Agência Europeia de Medicamentos e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos emitiram advertências semelhantes. No entanto, tem sido usado para pacientes Covid em países como África do Sul e Índia.

Fontes: Yle, Reuters, BBC, Forbes
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob