EMS assume Dermacyd, após aprovação do CADE

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imagem: divulgação

 

A EMS adquiriu os direitos de propriedade intelectual, fabricação e comercialização do Dermacyd da Sanofi em junho de 2023, após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) o produto agora oficialmente faz parte do portfólio da EMS.

Com a aquisição, a EMS reforça a sua estratégia de crescer no segmento de medicamentos isentos de prescrição - MIPs (ou OTCs, do inglês Over-The-Counter), que são aqueles que podem ser comprados sem receita médica. A expectativa é que a unidade de negócio OTC da EMS, responsável pela linha Dermacyd, tenha vendas de R$ 100 milhões só com este produto em 2024. As vendas nas farmácias e nos supermercados devem aumentar em três pontos percentuais a participação de mercado desta área no primeiro ano de comercialização. Informou o PFarma.

Segundo Cínthia Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing das unidades de negócios de Marcas e OTC da EMS, a chegada do Dermacyd traz mais força e diversidade para o negócio da empresa. "Dermacyd é uma marca líder, muito querida pelas brasileiras. O produto é o número um em saúde íntima feminina no país e sua incorporação nos dá uma nova expertise: o trabalho com o canal alimentar", afirma. "Nosso propósito é construir marcas ainda mais fortes e, para isso, estamos cada vez mais próximos do consumidor, ouvindo atentamente as suas demandas e entendendo o que realmente é importante para ele. Com base nesses insights externos, queremos trazer para dentro da empresa novas soluções para os cuidados das pessoas, ampliando o nosso portfólio e dando um novo tom à nossa comunicação", completa.

A empresa também assume a responsabilidade pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) desse produto por meio do telefone 0800 019 1914. A linha de sabonetes íntimos ainda será produzida pelo antigo proprietário, conforme contrato de serviços de industrialização firmado entre EMS e a Sanofi, e só será assumida pela EMS entre 2025 e 2026, quando deve estar finalizada a construção de um novo prédio fabril para produção do Dermacyd.

O sabonete líquido íntimo adulto será disponibilizado em quatro versões de 200 ml: Femina, Breeze, Delicata e Neutralize, além de dois kits promocionais contendo Femina e Delicata (200 ml. + 100 ml). A linha infantil para o corpo todo inclui sabonete líquido de 200 ml e o kit com 200 ml + 100 ml.

A marca Dermacyd é a precursora no mercado e possui 24% de market share. Em 2023, faturou R$ 42 milhões no canal farma (dados de sell out) e vendeu 2 milhões de unidades (IQVIA, ano completo 2023) no Brasil. Este é um segmento que, só no país, movimenta anualmente mais de R$ 300 milhões nos canais farma e alimentar.

Com Dermacyd, a unidade de OTC da EMS passa a contar, entre outras, com as seguintes marcas de renome em seu portfólio: Multigrip, Lacday, Bálsamo Bengué, Energil, Caladryl e Penvir Lábia.

Como parte da mesma transação, a EMS também adquiriu a linha de sabonetes íntimos no México, Peru e Argentina, países onde Dermacyd é comercializado sob a marca Lactacyd. "O movimento reforçou a estratégia da empresa de expandir o seu processo de internacionalização também por meio da compra de grandes marcas de produtos", afirma Cinthia Ribeiro. No dia 1º de fevereiro, a EMS também assume total responsabilidade pela gestão da operação do produto nesses três outros mercados.

Dermacyd e Lactacyd alcançam, na América Latina, um volume de vendas anual de 9,2 milhões de unidades e faturam € 19,7 milhões de euros. O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 42% e 53% de representatividade, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 3%, e Argentina, com 2%.

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