Proposta é adotar formatos virtual e presencial ao mesmo tempo, chegando a um modelo híbrido diferenciado de abordagem no Brasil
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, processos corporativos ligados ao digital, que estavam em fase embrionária ou mesmo em planejamento, tiveram seu desenvolvimento e implementação acelerados, principalmente no setor de saúde. Na EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, não foi diferente. Uma dessas soluções era a propaganda médica virtual, que estava em estudo na empresa, mas, por conta da nova realidade de isolamento social, acabou sendo antecipada e implementada em um tempo recorde de duas semanas, tendo recebido aporte de R$500 mil em investimentos.
Em parceria com a Close-Up, auditoria mundial da área de Prescrição Médica, a nova visitação médica eletrônica permite ao propagandista apresentar ao profissional de saúde as novidades da farmacêutica sem nenhum dos dois precisar se deslocar, conferindo um novo ritmo ao processo com um todo. A ferramenta foi customizada pela e para a empresa e é integrada ao sistema já utilizado pelo laboratório para gestão das visitas físicas, o que vai permitir que as ações se complementem, de modo que os formatos digital e presencial passem a coexistir, em um modelo híbrido e inovador de abordagem em propaganda médica no Brasil.
“Mantemos o nosso compromisso de apresentar ao mercado soluções diferenciadas para o setor e, mais uma vez, a EMS está na vanguarda dos processos farmacêuticos, pretendendo se consolidar também no universo digital. Apesar do tempo recorde, tudo foi feito com muita cautela e planejamento para que a nova proposta seja assertiva e garanta que os nossos quase dois mil colaboradores da área de propaganda médica acompanhem essa revolução digital de maneira segura. O colaborador entendeu que o processo digital não é uma tecnologia de substituição e sim de complementação”, afirma Joaquim Alves, diretor da unidade de negócios de Prescrição Médica da EMS.
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O ambiente virtual pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo com conexão de internet, como tablet, celular e notebook, e já está em uso há 6 semanas por gerentes distritais e regionais da EMS, que têm estabelecido contato com médicos, formadores de opinião, das principais cidades de vários Estados brasileiros. O sistema se destaca também pela segurança. Cada “visita” gera um código individual e o médico só consegue acessar a sala de conferência com o propagandista por meio dessa “chave de entrada” única. Novas abordagens de comunicação, oferecendo conteúdos que despertem o interesse do médico e criem maior engajamento, são uma parte importante das mudanças que ocorrerão com essa nova plataforma.
“Ampliamos o nosso olhar, fomos além do setor. Buscamos inspirações em segmentos tecnologicamente a frente do nosso, do ponto de vista de inovação digital. Aproveitamos os ensinamentos e os adaptamos para o ramo farmacêutico. Assim, pretendemos incrementar a área de propaganda médica com o aval e engajamento dos próprios profissionais de Medicina, nas mais diversas especialidades, ganhando um diferencial competitivo no mercado”, complementa Joaquim Alves.
A expectativa é aumentar o alcance do laboratório, que hoje atinge entre 30% e 40% dos 530 mil médicos do País e, com isso, levar de maneira ágil e interativa ainda mais soluções inovadoras à classe médica, além de ampliar o acesso da população à saúde. Com esse novo modelo de trabalho, a média de visitas médicas por mês deve aumentar em 20%.
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