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Com versões em gel e aerossol, a marca Bengué, que mais cresce na categoria de analgésicos tópicos, amplia seu portfólio e oferece novas soluções para atender o consumidor nas diferentes intensidades de dor

 

Após dois anos de estudos sobre o comportamento do consumidor de analgésicos tópicos, a EMS anuncia o lançamento de BengPro, novo anti-inflamatório da linha Bálsamo Bengué, com ação 4 em 1 e versões em gel e aerossol. A novidade reforça o novo posicionamento da marca no território de “Eficácia com Cuidado” e amplia sua presença em uma categoria que cresce de forma consistente no mercado de OTC.

As pesquisas realizadas pela companhia mostraram que o brasileiro convive com diferentes tipos de dor ao longo do ano e costuma mesclar até três produtos distintos para tratar o problema — dos naturais, como a arnica, a moléculas como o diclofenaco. A partir disso, a EMS redesenhou a identidade de Bálsamo Bengué, aprimorou a comunicação de seus formatos e criou uma régua de intensidade da dor nas embalagens com cores e submarcas que orientam o uso conforme a necessidade: Aliv (verde, dores leves) e Xtra (laranja, dores moderadas).

“Bálsamo Bengué é uma marca tradicional, eficaz e que emite cuidado. No entanto, após as pesquisas, entendemos que precisávamos fortalecer esse elo ao simplificar a escolha no ponto de venda e traduzir melhor as diferentes intensidades de dor”, explica Cínthia Ribeiro, diretora da Unidade de Negócios OTC da EMS.

Um dos grandes desafios foi buscar soluções que endereçassem este entendimento além das comunicações. As cores diferentes e a distinção entre Gel, Pomada e Aerossol não estavam claras para o consumidor e dificultavam a escolha pelos produtos no ponto de venda. Desta forma, a partir de 2025, a empresa passou a comunicar, em campanhas de TV e materiais no ponto de venda, os formatos mais indicados para as diferentes intensidades de dor. Para facilitar a compreensão, criou-se a régua de intensidade de dor nas cores verde, laranja e vermelho, além das submarcas Aliv e Xtra, garantindo que a proposta de cuidado e eficácia da marca fosse percebida de forma clara e visual.

E, ainda em 2025, a EMS traz o novo BengPro para atender consumidores que buscam um produto de confiança, dentro de uma mesma marca já consolidada, só que agora com uma versão também anti-inflamatória. Indicado para dores intensas e persistentes, ele trata a inflamação, age no foco da dor e reduz o tempo de recuperação, entregando alívio contínuo. “BengPro aporta à linha atual de Balsamo Bengué maior percepção de eficácia além do cuidado. Além disso, passa a oferecer o portfólio mais completo da categoria, atendendo a todos os tipos e intensidade de dores do consumidor brasileiro, reforçando nossa ambição de atingir a liderança de vendas no segmento”, destaca Cínthia.

 

Campanha lúdica traduz a dor e o alívio com BengPro

Para comunicar o lançamento, a EMS aposta em uma campanha publicitária criativa e de forte apelo visual neste dia 12 de novembro. No filme “Pica-Pau”, a dor persistente é simbolizada por um pássaro pica-pau que está bicando diferentes partes do corpo da personagem principal, uma representação lúdica e direta do incômodo contínuo, e que muitas vezes nos impedem de continuar com a nossa rotina. Quando o produto entra em cena, o demo representa a ação do produto sob a pele. As moléculas penetram no local da dor, e sua ação anti-inflamatória promove alívio e redução no tempo de recuperação. Depois, o pica-pau desaparece, simbolizando o fim da dor e o retorno ao bem-estar.

A narrativa é finalizada com a assinatura “A dor para, você continua”, destacando o papel do BengPro como um aliado no cuidado muscular e articular e que entende a rotina do seu consumidor. Ou seja: parar não é uma opção.

Já a linguagem visual traz um contexto moderno e estética cotidiana, outro ponto de aprendizado para a marca. “Os consumidores são, em sua maioria, pessoas comuns que carregam muitas coisas no dia: trabalho, filhos, casa, mercado, transporte público, trânsito. Gente real, com dores reais. Então é importante representar as dores nos locais mais recorrentes em estereótipos que conversem com o target”, conclui Cínthia.

Além da campanha, a EMS prepara uma série de ações no ponto de venda, com treinamentos para balconistas e farmacêuticos, brindes e amostras para experimentação, fortalecendo a presença da marca nas farmácias e o vínculo com o shopper.

Com o relançamento, a EMS fortalece sua presença no mercado OTC, oferecendo um mix completo, novas embalagens e estratégia de preços integrada. Segundo Cínthia Ribeiro, o movimento consolida Bálsamo Bengué como a única marca que investe de forma consistente em comunicação e awareness na categoria, reforçando sua liderança e proximidade com o consumidor. A EMS segue ampliando seu portfólio de marcas OTC reconhecidas — como Dermacyd, Lacday, Multimix Pastilhas, Calladryl e Multigrip — e reafirma seu compromisso com inovação, eficácia e cuidado acessível.

 

Veja abaixo o filme: “Pica-Pau”

 

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Pica Pau
Cliente: EMS

Produto: BENGPRO

Agência: WE

CEO: Fabio Rosinholi

CCO: Armando Araújo

COO: Alexandre Ugadin
ECD: 
Kleyton Mourão e Carlos Schleder

DCs: Otávio Mastrogiuseppe, Paulo Almeida (P.A)

Criação: Guigo Oliva, Bruno Barco e Lucas Aquery

Atendimento: Wesley Santesso, Caio Cocozza, Guilherme Osaku, Bruna Mena

Planejamento: Gisela Toledo, Renato Sapiro, Gustavo Benedito, Mariana Aldrigue .
Conteúdo: Fabiana Lopes, Ana Oki, Caio Murbach, Cleber Ferreira, Danilo Bárbara, Thais Tambasco, Isabella Marão, Murilo Monteiro e Álvaro Nascimento

Mídia: Gustavo Gaion, Julio Campos, Tatiane Silvério, Almir Santos, Lucia Sato, Carlos Chagas e Ailton Moura.

RTV: Thais Possatti, Luana Rodrigues, Juliana Soares, Fernando Leal

Aprovação do Cliente: Marcus Sanchez, Cinthia Ribeiro, Otávio Ferraz, Debora Verotti e Marina Zini

Produção Gráfica: Alexandre Borges

Produtora de Imagem: Balma Films

Direção: Clara + Zé 

Diretor Executivo: Thiago Balma

Produtora Executiva: Niry Usha

Atendimento: Tuta Calza

Coordenadora de Produção: Elizabeth Ganymedes

Produtor: Henrique Della Rosa

Assistente de Coordenação: Tasha Siqueira

Atendimento e Coordenação de Pós: Adriana Putini

Planejamento Estratégico: Rafael Della Rosa

CBO Boiler Hub: Renata Sayão

1ª Assist. de Direção: Natasha Precioso

2ª Assist. de Direção: Isabella Magalhães

Diretor de Produção: André Macedo

Assist. de Produção: Sheryne Awad

Direção de Fotografia: Daniel Belink

Fotógrafa Still: Pedro Gravatá

Direção de Arte: Alonso Pafyeze

Produção de Objetos: Maria Silva Tavares

Produção de Locação: Caroline Monteiro

Assist. de Elenco: Isa Guzella

Figurinista: Caroleta Maurício e Julia Lynn Gordon-Firing

Assist. de Figurino: Augusto Agrizzi

Maquiagem: Renata Vilela

Assist. de Make: Tabata Caetano

Chefe de Elétrica: Elcimar Barbosa de Souza

Chefe de Maquinária: Paulo Sérgio de Oliveira

Finalizador: Marcello Laruccia

Compositor/Motion: Marcello Laruccia

Coordenador de Pós: D2 Ferrari

Montador: Diogo Ekizian

Artista de IA: Eduardo Ruiz

Artista de IA: Gustavo Damião

3D: Danyael Lopes

Compositor: Fábio Nogueira

Colorista: Adonias Dantas

Produtora de áudio: CANJA

Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel

Atendimento: Claudio Leal

Produção musical: Daniele Dantas, Diego Zorrilla, Érica Silva, Filipe Lopes, Levi Mynssen, Murilo Pepler, Nando de Castro

Head of New Business: Lari Storch

Coordenação de Projeto:  Ana Flor Bohrer, Fabi Lugli, Kaleb Oliveira

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - EMS

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