Evento no Royal foi realizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial: mais de 700 médicos e 150 palestrantes nacionais e internacionais - Foto: Divulgação
Laringologia, Otologia, Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia Pediátrica são as subespecialidades contempladas no IX Combined Meeting
Campinas acabou de sediar o IX Combined Meeting, um evento destinado à comunidade médica para discutir as últimas novidades nas áreas de Laringologia, Otologia, Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia pediátrica, conhecidas como subespecialidades da Otorrinolaringologia.
O evento, que ocorreu entre 20 e 22 de junho, reuniu mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais no complexo do Royal Palm Resort. Os especialistas compartilharam experiências e dividiram atualizações em cada área de seus segmentos de trabalho clínico e pesquisa.
Realizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em conjunto com o 5º Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido, o evento recebeu mais de 700 médicos e reuniu cerca de 150 palestrantes nacionais e internacionais para compartilhar atualizações em cada área de especialidade de maneira prática e didática.
Foram realizadas práticas de simulação (modelo hands-on), além de palestras e mesas-redondas para discussão de casos.
No campo da Otologia, os médicos se aperfeiçoaram, por exemplo, sobre otosclerose, uma enfermidade degenerativa do osso que forma o ouvido interno; otite média secretora e média aguda, dois tipos de inflamação do ouvido; diagnóstico da surdez; surdez súbita; implantes cocleares e reabilitação auditiva; próteses osteoancoradas, que são dispositivos que permitem ouvir por meio da transmissão do som pelo osso; tumores do osso temporal, que costumam atingir as estruturas do ouvido; paralisia facial e diversas técnicas cirúrgicas para tratamento de problemas que afetam o aparelho auditivo.
“O grande destaque da edição do Combined Meeting foi o Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica, no qual os principais nomes desse procedimento do mundo estiveram em Campinas”, informa Robinson Koji Tsuji, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.
A programação de Laringologia dedicou paineis sobre as cirurgias para mudança do tom da voz para mais grave ou aguda, discussão sobre as tireoplastias, que são cirurgias que abordam a cartilagem da tireoide, tratamento dos procedimentos de medialização da prega vocal, para a melhor qualidade de emissão vocal, entre outros..
Na especialidade da Cirurgia de Cabeça e Pescoço, foram destaques as mesas-redondas sobre cirurgia de câncer inicial de laringe, neoplasia de glândulas salivares, caroço no pescoço e manejo da obstrução de via aérea superior. Além de palestras e paineis sobre os avanços em neoplasias malignas de seios da face e base de crânio e HPV e câncer de cabeça e pescoço, doenças inflamatórias das glândulas salivares, abscessos cervicais e avaliação de nódulo tireoidiano.
No âmbito da Otorrinolaringologia Pediátrica, destaque para as discussões sobre neurociência no desenvolvimento infantil e a relação da surdez com o desenvolvimento de linguagem e cognitivo. Os médicos vão se aprimorar sobre apneia obstrutiva na infância, especialmente a residual após tratamentos de adenotonsilectomia, procedimento cirúrgico que envolve a remoção das amígdalas e das adenoides – conhecidas popularmente como carne esponjosa.
O segmento ainda vai contou com um curso prático de discussão de casos no ambulatório do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), na Unicamp.
Fonte: Hora Campinas
Comentários