Entenda a pele em suas diferentes fases

9849497287?profile=original

Desde o nascimento até a idade adulta, a pele passa por diferentes fases que demandam cuidados específicos e produtos adequados

 

Como um órgão vivo, a pele passa por mudanças significativas em cada etapa da vida. Começando pela pele delicada de um bebê, passando pela adolescência, quando algumas apresentam propensão à acne, até chegar às rugas da idade madura. Cada uma dessas etapas tem suas necessidades especificas de cuidado e as rotinas devem refletir essas necessidades variáveis. Escolher os produtos adequados para limpar, proteger, nutrir e renovar a pele ajudará a mantê-la saudável e garantirá uma percepção e aparência natural em qualquer etapa.

 

Os 20 anos

 

Este é o momento para iniciar a prevenção. Até aqui a pele deixou a sensibilidade comum em bebês e atravessou a fase da adolescência, com fortes mudanças hormonais. “A prevenção contra radiação UV, por meio do uso de filtro solar combinada com bons hábitos, deve ser iniciada ainda na infância. Grande parte do dano solar na pele é acumulado até os 20 anos”, conta Orietta Balbontim, gerente de Marketing de Eucerin no Brasil. Uma limpeza adequada e uma hidratação regular são bons aliados neste momento. “A oleosidade pode ainda ser comum nesta idade. Lançar mão de produtos para pele oleosa e acneica ajudam nesta etapa”, reforça a gerente.

 

Diferentes fatores, como a genética, estilo de vida e ambiente também começam a influenciar diretamente na aparição dos primeiros sinais de envelhecimento. A partir dos 25 anos de idade, as primeiras linhas finas podem se tornar visíveis, isso em função da diminuição da derme e da epiderme. Junto a isso, a função de barreira e de proteção natural contra os raios UV – desempenhados pela pele - gradualmente começam a reduzir e a massa de colágeno e a flexibilidade também começam a baixar num índice de aproximadamente 1% ao ano. “Este é o momento ideal para começar a pensar no uso dos primeiros produtos antissinais, sempre com orientação de um dermatologista, e sem abrir mão da proteção solar”, conta Orietta.

 

Chegaram os 30

 

Nesta fase, a função de proteção da pele fica significativamente enfraquecida. Os processos metabólicos das células começam a desacelerar, a perda de hidratação aumenta, a elasticidade da pele é reduzida e, nesse momento, as rugas podem começar a se formar. “Além de manter a rotina de cuidados básicos, como uma limpeza e hidratação adequadas, o uso do protetor solar precisa ser intensificado, ajudando a evitar manchas causadas pelo sol e a aceleração do processo de envelhecimento da pele”, conta Orietta. Nesta faixa, antissinais mais concentrados, que preenchem rugas mais profundas, devem ser avaliados junto com a ajuda do dermatologista.

 

Dos 40 ao fim dos 50

 

Nestas décadas, a estrutura da pele começa a passar por mudanças mais intensas. Menos células são formadas, as existentes encolhem e as camadas superiores de pele se tornam mais finas. Isto pode causar um aumento na aspereza e no ressecamento, além de maior incidência de hiperpigmentação. Elas são mais comuns em pessoas acima dos 40 anos, mas em alguns casos podem ocorrer mais cedo. Há dois conceitos principais de tratamento usados por dermatologistas, a remoção por meio de peeling químico ou laserterapia, por exemplo – ou o controle dos sinais com produtos adequados”, explica Orietta.

 

Durante os 60 e 70 anos de idade

 

A capacidade natural da pele de produzir lipídios diminui, resultando em ressecamento, desidratação e mais rugas. A renovação da pele diminui, e ela se torna cada vez mais fina, resultando numa perda de volume e densidade. A sensibilidade aos raios UV também aumentam e a pele segue propensa à hiperpigmentação.

 

“Se a pele é saudável, cuidar bem dela fará com que permaneça em bom estado nas diferentes fases da vida.  Se não é, uma rotina consistente, composta por limpeza, cuidados e proteção solar, pode ajudar a melhorá-la”, enfatiza Orietta. Segundo ela, a limpeza removerá a maquiagem, sujeiras e produtos químicos da pele, o que é essencial para evitar o estresse oxidativo. Já os cuidados específicos, ajudam na renovação, redensificação e hidratação da pele utilizando produtos adequados para os sinais de envelhecimento. “Ao abordar o problema com produtos corretos e seus ativos, como o Ácido Hialurônico, Saponina de Soja, Arctiin e Peptídeos-Apiaceae pode-se notar melhorias na aparência da pele. Lembrando que protegê-la contra os raios UV é o passo mais importante da prevenção”, conclui.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob