Da EFE
Barcelona - Cientistas da Faculdade de Óptica e Optometria de Tarrasa (FOOT) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) desenvolveram uma inovadora lente de contato que freia a progressão da miopia em 43%
A lente de contato foi desenvolvida por Jaume Pauné, médico da UPC, que apresentou o novo produto em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira em dita Universidade.
A diferença entre as lentes de contato convencionais e a nova é que as usadas habitualmente corrigem somente a visão central do olho e não as laterais, o que provoca o crescimento do olho e da miopia, enquanto a lente de Pauné evita este aumento ao cobrir também a visão lateral.
"A miopia começa entre os nove e os 13 anos de idade, progride fortemente até os 16 e se desacelera só a partir de então, e o fato de frear em 43% sua progressão permite poder ter uma mudança no final deste processo de entre três e cinco dioptrias menos", afirmou Pauné.
Neste sentido, Pauné garantiu que a partir das cinco dioptrias, o risco de sofrer uma patologia ocular aumenta entre 20 e 50 vezes em comparação com uma pessoa sem problemas visuais, e apontou que a miopia é a causadora de uma quinta parte da cegueira no mundo todo.
Comentários