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"As mulheres estão bem à frente nas quatro caraterísticas cruciais da liderança eficaz"

Líderes do sexo feminino superam seus pares do sexo masculino nos quatro atributos mais importantes da liderança eficaz

Redação, Administradores.com

Mulheres em cargos de liderança estão se saindo muito melhor do que os homens em quase todos os principais atributos identificados como os mais críticos para uma liderança eficaz, aponta a terceira edição anual do Ketchum Leadership Communications Monitor (KLCM), estudo global que entrevistou 6.509 pessoas em 13 países e cinco continentes sobre liderança e comunicação eficazes e a relação entre ambas.

Sinalizando a ascensão de um novo modelo “feminino” para a comunicação dos líderes, a pesquisa descobriu que as mulheres estão bem à frente nas quatro caraterísticas cruciais da liderança eficaz, entre as quais: liderar pelo exemplo (57% para as mulheres em posição de liderança ante 43% dos homens), comunicar-se de forma aberta e transparente (62% e 38% respectivamente), reconhecer erros (66% e 34%) e trazer à tona o que os outros têm de melhor (61% e 39%). Homens e mulheres que lideram aparecem quase que empatados no quinto atributo – lidar com questões controversas ou crises de forma calma e confiante (48% contra 52%). No total, as mulheres que são líderes saíram-se melhor em quatro das seis caraterísticas examinadas pela pesquisa.

A pesquisa descobriu também que, mundialmente, os homens têm uma ligeira vantagem sobre as mulheres – 54% ante 46% – quando se trata do gênero do líder que o mundo espera tê-lo guiando pelos desafios dos próximos cinco anos.

Como disse Barri Rafferty, sócia sênior e CEO da Ketchum para a América do Norte: “Nosso estudo mostra claramente que, para inspirarem confiança, líderes de ambos os gêneros devem evitar uma abordagem “machista”, controladora e autoritária à sua comunicação, uma vez que esse tipo de postura tende a ser de mão única, impositiva e até arrogante. Em vez disso, estamos vendo nascer um novo modelo de comunicação para os líderes, baseada em transparência, colaboração, diálogo sincero, valores claros, onde ações e palavras estão alinhadas – um modelo que está sendo seguido bem mais consistentemente pelas lideranças femininas. Essa pesquisa derruba de vez a falsa premissa de que as mulheres precisam agir como as lideranças masculinas da velha guarda para deixar sua marca. ”

“Isso não quer dizer que todos os futuros líderes deverão ser mulheres e que os homens não têm lugar na liderança. Pelo contrário, nossas descobertas revelam lições importantes para os líderes de ambos os gêneros que continuarão lidando com esta crise de liderança”, comentou Rod Cartwright, sócio e diretor da Prática Global de Assuntos Corporativos e Públicos da Ketchum.

A “crise” global de liderança continua

O KLCM também indica que a "crise” global de liderança persiste, uma vez que os consumidores continuam se decepcionando com seus líderes. Considerando os líderes empresariais, governamentais, comunitários, além de líderes sindicais/trabalhistas e do terceiro setor, apenas 22% dos entrevistados acreditam que os líderes têm uma liderança eficaz – uma proporção menor do que os 25% do ano passado. Apenas 13% deles deram notas altas para os líderes quando a questão é assumir a responsabilidade quando algo dá errado. Além disso, menos de um terço (30%) dos entrevistados acredita que os líderes atuam com base em valores claros e apenas 17% estão otimistas e esperam ver melhoras na liderança no próximo ano.

Os líderes empresariais são novamente o tipo de líder mais admirado, mas apenas 29% dos respondentes disseram acreditar que eles lideram bem – em 2012, eram 34%. Somente 42% acreditam que os líderes empresariais atuam dentro das expectativas, 35% os consideram comunicadores eficazes e apenas um terço (33%) acredita que esses líderes possuem valores claros. No outro extremo, os líderes políticos continuam na lanterna em todos os quesitos. Um número impressionante de pesquisados – 70% – crê que os líderes políticos têm desempenho aquém das expectativas e metade espera uma atuação ainda pior em 2014. Para 23%, os políticos possuem valores claros, e 9% defendem que eles assumem a responsabilidade de forma apropriada.

A comunicação dos líderes influencia os resultados financeiros

Como nas duas edições anteriores do estudo, o KLCM mostra que a comunicação aberta e transparente é absolutamente crítica para uma liderança eficaz. Esse foi o atributo número um, sendo considerado por 74% dos entrevistados como muito importante para uma grande liderança. Ainda assim, apenas 29% deles acreditam que os líderes se comunicam com eficácia, o que representa uma lacuna de 45 pontos percentuais entre expectativa e realidade.

E essa lacuna tem implicações comerciais expressivas. De acordo com o estudo, a grande maioria dos entrevistados boicotou ou comprou menos de uma empresa nos últimos 12 meses por conta da atuação insatisfatória de seus líderes. Um número bem menor começou a comprar ou comprou mais de uma empresa porque tinha uma visão positiva de seus líderes.

Leia mais sobre o estudo clicando abaixo:

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Joni Mengaldo

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