O GioTag, publicado no Future Oncology1, é o primeiro estudo global a avaliar a sequência de tratamentos direcionados a pacientes com a mutação de resistência ao tratamento mais comum em determinado grupo de pacientes1
São Paulo, 09 de abril de 2019 – A Boehringer Ingelheim anunciou os resultados do GioTag, um estudo retrospectivo que avaliou o impacto de afatinibe (Giotrif®) na primeira linha de tratamento, seguido por osimertinibe, em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) com mutações T790M adquirida no receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), o mecanismo mais comum de resistência a inibidores de tirosina-quinase (TKIs) de EGFR de primeira e segunda geração. Os resultados publicados na revista Future Oncology mostraram que a estratégia sequencial pode retardar o tratamento quimioterápico subsequente1.
De acordo com o estudo, o tempo mediano de tratamento com afatinibe seguido por osimertinibe foi de 27,6 meses. O benefício clínico foi consistente em todos os subgrupos de pacientes, com resultados, particularmente animadores observados naqueles com deleção do éxon 19 (Del19 - tempo médio de tratamento 30,3 meses) e nos pacientes asiáticos (tempo mediano de tratamento 46,7 meses). Além disso, as taxas de sobrevida global de 2 anos e 2,5 anos foram de 78,9% e 68,8%, respectivamente1.
Embora o osimertinibe seja um tratamento de primeira linha efetivo2, faltam opções de tratamentos subsequentes com TKIs aprovadas, e muitos pacientes evoluem para quimioterapia após falha do osimertinibe1. Os resultados sugerem que a estratégia sequencial de afatinibe e osimertinibe pode oferecer benefícios clínicos para um número substancial de pacientes, prolongando o período de tratamento sem quimioterapia1.
"Com a chegada de mais opções de terapias-alvo, é importante entender o impacto das várias linhas dessas terapias nos resultados dos tratamentos dos pacientes", disse o Dr. Maximilian J. Hochmair, oncologista do Departamento de Medicina Respiratória e Tratamento Intensivo no Otto Wagner Hospital e coordenador do estudo. "Os resultados do GioTag mostram que o tratamento com afatinibe seguido do osimertinibe é uma estratégia atraente para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) com mutação no EGFR, oferecendo benefícios clínicos a um número substancial de pacientes, enquanto - o que é importante - prolonga o tempo de permanência sem quimioterapia".
Segundo a Dra. Victoria Zazulina, Head global de Medicina e Oncologia de Tumores Sólidos da Boehringer Ingelheim, "vimos em uma recente pesquisa global, publicada na WCLC, que muitos médicos não se sentem bem informados para tomar a melhor decisão sobre como utilizar, da melhor forma, as terapias-alvo disponíveis para pacientes com mutação no EGFR; na ausência de dados randomizados, evidências de vida real podem ajudar na tomada de decisões sobre o tratamento. GioTag é o primeiro estudo global para pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) com mutação no EGFR, que avalia uma sequência de terapias-alvo da maneira como são utilizadas na prática clínica diária. Esses resultados fornecerão mais insights sobre o uso de TKIs de EGFR, avaliando além da primeira linha de tratamento para maximizar o impacto geral de longo prazo das terapias-alvo para CPNPC".
Os resultados de uma pesquisa global recente sobre as atitudes de médicos e profissionais da saúde em relação à sequência de tratamentos para pacientes com CPNPC com mutação no EGFR estão disponíveis aqui.
Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2017, obteve vendas líquidas de cerca de € 18.1 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 17% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil
Referências
- Hochmair MJ Morabito A, D, et al. Sequential treatment with afatinibe and osimertinibe in patients with EGFR mutation-positive non=small-cell lung cancer: na observacional study. Future Oncol. (2018); 10(27):2861-2874. Doi: 10.2217/fon-2018-0711. Epub 10 Oct2018
- Soria JC, Ohe Y, Vansteenkiste J, et al. Osimertinibe in untreated EGFR-mutatde advanced non-small-cell lung câncer. N Engl J Med. 2018; 378 (2): 113-125.
Comentários