12228514274?profile=RESIZE_710x

 

A Eurofarma, indústria farmacêutica presente em 22 países com mais de 11 mil colaboradores, está realizando uma grande mobilização interna para cadastrar doadores de medula óssea. A campanha “Doe Esperança. Doe Medula” ocorre simultaneamente em todos os países nos quais a multinacional brasileira opera e reforça a missão da organização em promover saúde e qualidade de vida para todos. 

O transplante de medula óssea é a única esperança para a cura para muitos pacientes com doenças do sangue, como as leucemias e os linfomas, por exemplo. Mas, para que isso aconteça, é necessário que exista compatibilidade entre doador e receptor. A probabilidade de uma medula ser compatível é de uma em100 mil. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem o terceiro maior registro de doadores de medula óssea do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. São mais de cinco milhões de doadores cadastrados no REDOME e, mesmo assim, há pacientes que esperam a vida toda e não são chamados. “No Brasil, a fila pelo transplante de medula tem 650 pessoas e este é o único tratamento possível para muitas doenças graves. Hoje, 80% dos casos no país encontram um doador e é ótimo ampliarmos esse banco, pois com a miscigenação das etnias, é mais complexo achar um doador compatível”, destaca a gerente médica Lygia Nerath Bonanato, idealizadora da ação que contou apoio das áreas de Oncologia, Gestão de Saúde, Marketing Internacional e Responsabilidade Social da Eurofarma.

As regras para cadastrar-se como doador variam por país. Para cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), banco brasileiro de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, boas condições de saúde, não possuir doença infecciosa transmissível pelo sangue (como HIV ou hepatite) e não apresentar histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide). Na Eurofarma, cerca de 27,5% cumprem esses pré-requisitos. “Além da campanha de mobilização, teremos ação de coleta da amostra de sangue e cadastramento nos bancos de medula in loco em unidades da Eurofarma no Brasil, Colômbia, Paraguai, Argentina, México e Chile. O processo será realizado por uma equipe especializada de profissionais da saúde, garantindo total segurança e conforto para os colaboradores. Os dados do doador ficam disponíveis no banco, que é consultado sempre que um paciente precisa de transplante. Caso haja algum doador compatível cadastrado, ele é contatado e, se após os exames estiver apto, o transplante é agendado. Tudo sem qualquer custo para doador e paciente.”, explica Dra. Lygia. 

 

Cronograma Brasil:

  • Unidade Brooklin
    13/09 (quarta-feira) e 21/09 (quinta-feira) – das 8h às 14h no Ambulatório Médico
    *Haverá transporte para os colaboradores da Unidade São Paulo (Freguesia do Ó) e Instituto Eurofarma virem até o Brooklin para a coleta. 
  • Unidade Itapevi
    27/09 (quarta-feira) e 05/10 (quinta-feira) – das 8h às 14h no Ambulatório Médico.
  • Unidade Ribeirão Preto
    27/09 (quarta-feira) – das 8h às 14h no Ambulatório Médico

 

Fonte: Eurofarma

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob