EUROMONITOR APRESENTA AS 10 TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2018

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A empresa de pesquisa estratégica de mercado Euromonitor International revelou quais serão as dez principais tendenciais globais de consumo para este ano no seu relatório Top 10 Global Consumer Trends for 2018.

Alison Angus, A head de pesquisa de Lifestyles da Euromonitor e autora do relatório, comenta que é esperado um fortalecimento da economia global em 2018 e, consequentemente, um aumento no consumo de bens e serviços. Contudo, ela alerta que as escolhas e comportamento das pessoas estão mudando e essas mudanças continuarão a influenciar as decisões de negócios das empresas, sendo que tecnologia e acessibilidade à internet terão um papel fundamental nesse aspecto.

“Os avanços tecnológicos estão permitindo que os consumidores conheçam mais sobre si mesmos e suas origens à medida que os testes de DNA à domicilio se tornam uma realidade. Além disso, o desejo por algo único e a busca pela verdadeira autenticidade estão impulsionando a customização à um novo nível permitindo que os consumidores façam parte do processo de produção dos produtos. Finalmente, não podemos esquecer que a globalização está aumentando a conscientização dos problemas globais, instigando as pessoas a assumirem mais fortemente suas responsabilidades com a sociedade e meio ambiente”, comenta Alison.

 

Veja abaixo um resumo das 10 Tendências Globais de Consumo segundo a Euromonitor:

 

1- Vida Limpa: Consumidores estão adotando um estilo de vida “clean” e mais minimalista, no qual moderação e integridade são palavras chaves. A chama geração “straight edge” é relevante entre aqueles entre 20 e 29 anos, que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo e turbulências políticas. Essa geração adotou uma visão de mundo mais ampla que as gerações anteriores.

2- Os Inquilinos: Uma nova geração preocupada com a comunidade que prefere o aluguel e as assinaturas está reformulando a economia, fazendo do consumo ostentoso uma coisa do passado. A rejeição dos materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre, que vem caracterizando os hábitos de compras dos Millennials nos últimos anos, é uma tendência que continua a se desenvolver e se espalhar pelo mundo.

3- A Cultura da Reinvindicação: Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições online, consumidores estão dando voz às suas opiniões. O “ativismo hashtag”, embora não seja tão novo, vem ganhando força à medida que as pessoas tenham acesso à internet e redes sociais.

4- Está No Meu DNA: A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética – que os fazem tão especiais – e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness.

5- Empreendedores Adaptativos: estão buscando mais flexibilidade e estão preparados para assumir riscos. Os Millennials particularmente possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “ das 9 às 17h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade.

6-  Vejo Do Meu Quarto: Em 2018, a percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de compra-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares em 2017 abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de Realidade Aumentada.

7- Consumidores Detetives: Com uma maior agitação política em 2017, a desconfiança dos consumidores está crescendo e gerando maior envolvimento emocional e ações por parte deles. As pessoas continuam céticos aos produtos produzidos em massa e às motivações das empresas que produzem esses produtos. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens.

8- Co-Living: A tendência de co-living floresceu entre os Millennials e entre os consumidores acima dos 65 anos. É uma maneira de se viver onde as pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida.

9- I-Designers: O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um outro nível em 2018, transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos.

10- Os Sobreviventes: Dez anos após a crise de crédito, que anunciou o início da Grande Recessão, a mentalidade frugal dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o rico e o pobre é muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salários/escassos benefícios governamentais e os altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.

 

Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça o download:

 

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.

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