10975351280?profile=RESIZE_710x

Imagem de Pexels por Pixabay

 


De dezembro de 2021 e dezembro de 2022, a Close-Up International analisou que entre os 20 medicamentos mais prescritos no País, 15 foram na versão genérica

 

by Guia da Farmácia

 

A fabricação e comercialização de medicamentos genéricos no Brasil completou 24 anos, e segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos de Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), com base em dados do IQVIA, estes medicamentos já respondem por 73,38% dos medicamentos usados para hipertensão, 78,66% para colesterol, 71,85% para ansiedade e 64,66% para depressão. Considerando o mercado total de medicamentos, os genéricos representam 35,44% de todos os medicamentos comercializados no país e, nestes 24 anos, já geraram uma economia de R$ 241 bilhões para os consumidores.

De acordo com o antigo presidente-executivo da PróGenéricos, Thiago Meirelles, existem mais de 20 casos de registros para a área de genéricos em andamento, para serem aprovados em 2023. “Para este ano, acreditamos que o genérico continuará cumprindo o seu papel em proporcionar o acesso da população a um tratamento seguro, eficaz e de qualidade por um preço mais acessível. Os genéricos, já são por lei 35% mais baratos do que os medicamentos de referência, mas, na prática, os descontos podem chegar a 60%. A economia gerada pelos genéricos para a população, desde que começaram a ser comercializados, foi de R$241 bilhões. Além disso, segundo pesquisa da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), 86,2% dos consumidores de farmácia entrevistados consideram os genéricos com alta confiabilidade, o que comprova que o consumidor entende a importância e o valor desses medicamentos”, conta Meirelles.

 

Confira a lista completa dos 20 medicamentos mais prescritos no MAT dezembro de 2022, segundo o Close-Up International:

Produtos 

Categoria

GLIFAGE XR   REFERÊNCIA 
AMOXICILINA    GENERICO 
AZITROMICINA   GENERICO 
RIVOTRIL   REFERÊNCIA 
LOSARTAN    GENERICO 
ARADOIS   MARCA 
ESCITALOPRAM    GENERICO 
CEFALEXINA   GENERICO 
ALPRAZOLAM    GENERICO 
ASTRO   MARCA 
SERTRALINA   GENERICO 
H.C TIAZIDA    GENERICO 
CIPROFLOXACIN.   GENERICO 
SINVASTATINA    GENERICO 
ZOLPIDEN   GENERICO 
CLONAZEPAM    GENERICO 
CLAVULIN BD    REFERÊNCIA 
QUETIAPINA    GENERICO 
AMOXI.CLAV.  GENERICO 
PREGABALINA    GENERICO 

 

Fonte: Close-up MAT dezembro/2022

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob