img_797x448$2016_05_31_18_01_13_170512.jpg?profile=RESIZE_710x

Se você pretende pular o seu treino de hoje, lembre-se que exercícios são a chave para um cérebro saudável.

Segundo a coaching Christine Comaford, executivos e líderes precisam de exercícios constantes. Por quê? Os benefícios vão além de ficar atraente ou se sentir bem – exercícios são a chave para um cérebro feliz e saudável. Nosso cérebro ama exercícios e quando aproveitamos esse poder, aumentamos a nossa eficácia como líderes.

De acordo com a American Heart Association (AHA), organização sem fins lucrativos que providencia cuidados cardíacos, “os empregos sedentários aumentaram 83% desde 1950. os empregos fisicamente ativos compõem, atualmente, menos de 20% do nosso trabalho”.

A associação fez um estudo que buscava examinar o efeito de uma sessão de exercícios aeróbicos na memória e na atividade cerebral. As pesquisas descobriram que essa prática aumenta a memorização e as respostas hemodinâmicas corticais no córtex pré-frontal. Com ênfase em outros controles (por exemplo, interferência), resultados similares também foram observados, como melhora de comportamento e humor. Essas descobertas sugerem que essas partes específicas do córtex cerebral tem papéis vitais na alteração da indução da função executiva induzida pelo exercício físico agudo.

Exercícios também fazem com que células cerebrais cresçam, conhecidas também como neurogênese. Esse processo ocorre quando neurônios são gerados a partir de células estaminais neurais e células progenitoras.

Um estudo publicado no jornal “The Journal of Neuroscience” confirmou que a corrida melhora a formação de memória nova e também aumenta as neurogêneses no hipotálamo. O estudo foi realizado em ratos e os cérebros dessa espécie são parecidos com os dos seres humanos.

Para os executivos, isso significa que, ao se exercitar, o hipocampo, uma parte do cérebro preocupada com o aprendizado e a memória, cresce com a prática de atividades físicas regulares ao longo do tempo. A noradrenalina, (hormônio que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação) também é liberada, o que melhora a atenção, a percepção e seus movimentos. Os hormônios também se combinam com o BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro) para crescer as células do cérebro, e com isso regular o humor e promover clareza mental.

A área do cérebro que foi examinada no primeiro estudo pode se referir ao “sistema de rede executiva frontal”. É nessa área que o planejamento proativo, o gerenciamento de tempo, a habilidade de foco, o estabelecimento de metas e a clareza de pensamentos acontece. O melhoramento do fluxo sanguíneo nessa região do cérebro e atividades físicas, especialmente as aeróbicas, vão fazer exatamente isso. A melhora das habilidades de pensamento aumenta a capacidade de foco dos executivos, e também agiliza os processos da mente. O segundo estudo mostra que exercícios impactam diretamente na habilidade de desenvolver novas células cerebrais e aumentar a memória a curto e longo prazo.

O aumento do foco, da clareza e do pensamento executivo, combinados com novas células cerebrais, junto com a melhora da memória a curto e longo prazo, são elementos críticos e essenciais para a boa liderança e para o sucesso.

Entre outros benefícios dos exercícios físicos estão a diminuição do estresse, aumento da energia, melhora do humor e do sono.

Por essas razões, a AHA recomenda que as pessoas que queiram atingir esses objetivos façam pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos moderados, cinco vezes por semana, o que dá um total de 150 minutos, ou pelo menos 25 minutos de exercícios aeróbicos intensos, três vezes por semana, o que dá um total de 75 minutos, ou uma combinação de exercícios aeróbicos de intensidade moderada e intensa. Eles também recomendam exercícios para fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana. Entretanto, certifique-se de consultar um médico antes de começar uma rotina de exercícios. Esta é a quantidade de exercício necessária para beneficiar o cérebro.

Se isso soar muito cansativo para você, comece sua rotina devagar, e crie um cronograma que seja bom para você. Você não precisa correr uma maratona no primeiro dia, então tente andar no seu quarteirão ou usar as escadas em vez do elevador. Outra dica boa é tentar praticar exercícios com algum companheiro ou parceiro, ou até um personal trainer.

Portanto, os exercícios físicos são essenciais para o sucesso. Bons líderes precisam ter uma estratégia de pensamento ágil para que eles possam guiar sua equipe do melhor jeito possível.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob