9849612869?profile=originalA instituição agiu clandestinamente por três anos, até que conseguiu autorização da Justiça para cultivar maconha de forma legal

Os estudos que comprovam os benefícios da maconha medicinal são diversos. Entretanto, a planta ainda é alvo de polêmicas. Isso porque, além do cultivo não ser legalizado no Brasil, existem muitos dilemas morais acerca de seu consumo.

Mas você sabia que existe uma instituição no país, autorizada pela Justiça, que pode plantar a cannabis para fins medicinais? Estamos falando da Abrace.

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) começou a funcionar clandestinamente entre 2014 e 2017, em João Pessoa (PB).

Seu foco era ajudar famílias que buscavam tratamentos a base de cannabis sativa para doenças como epilepsia, esquizofrenia e esclerose múltipla.

Como a instituição conseguiu a autorização

A atuação da instituição era arriscada, já que em território brasileiro, a pena para fabricação de medicamento ilegal é de até 15 anos de prisão. Mas a situação mudou quando em Abril de 2017, a Abrace conseguiu uma liberação judicial para funcionar sem restrições.

Em entrevista ao site TAB, da UOL, Cassiano Teixeira, fundador e diretor executivo da instituição, contou que cometer o "crime" foi essencial para conseguir a autorização da justiça.

"A causa foi ganha com provas. untamos os depoimentos das mais de 100 famílias que já estavam sendo atendidas pela associação. A ilicitude é derrubada quando você salva uma vida", explicou.

Maconha: quem está autorizado a plantar

De acordo com dados da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, além da Abrace, apenas 37 famílias possuem autorização para plantar Cannabis.

Para conseguir o Habeas Corpus, é necessário ter uma prescrição médica receitando óleos extraídos da maconha, ou a planta em si para o tratamento da doença.

No caso da instituição, os associados precisaram provar que a plantação tinha como objetivo tratar enfermidades raras e graves de seus pacientes.

Além disso, o local também é protegido por cerca elétrica, muros e câmeras, sendo necessário autorização prévia para acessar a associação.

Maconha medicinal: em que casos é indicada?

O canabidiol tem sido estudado como opção terapêutica para um amplo espectro de condições médicas, como:

  • Asma
  • Dores crônicas
  • Epilepsia.

Saiba quais outras doenças podem ser tratadas com a maconha, e em que casos o uso dela é indicado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob