A 77ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria (MPI’s) de São Paulo, encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) ao Instituto Datafolha, mostra que as expectativas das MPI’s paulistas aumentaram no mês de julho. Sete indicadores relacionados às expectativas apresentaram números positivos, com destaque para as expectativas com a economia do Brasil e situação da empresa.

De acordo com a pesquisa, 57% dos empresários acreditam que a economia do Brasil vai melhorar. Já em relação a situação da empresa neste mês de agosto, para 52% dos micro e pequenos industriais a situação do empreendimento vai melhorar, já 40% acreditam que vai ficar como está e apenas 6% que vai piorar.

O gráfico abaixo mostra os índices da expectativa com a situação econômica do país:

1..jpg?profile=RESIZE_710x

57% dos micro e pequenos industriais acreditam que situação econômica do país vai melhorar

Para o presidente do Simpi, Joseph Couri, o otimismo precisa vir acompanhado de medidas. “Para que este aumento das expectativas se sustente é preciso que medidas efetivas para o reaquecimento da economia sejam tomadas. Se esses ajustes não vierem esse otimismo não se sustentará e não se tornará uma realidade”, destacou o presidente.

A pesquisa avalia cerca de 40 indicadores e apenas 10, que estão relacionados, respectivamente, às expectativas, custos de produção no mês anterior, demissão e avaliação do setor, mostram números positivos. Os demais índices estão em estagnação ou piorando. O índice de investimentos das MPI’s, por exemplo, tem mantido um patamar baixo, registrando 30 pontos em julho. O indicador tem variação de 0 a 200 pontos.

O faturamento das MPI’s também registrou queda. Em julho, apenas 28% das empresas apontaram que estão com faturamento ótimo/bom, já 46% consideram regular e 26% ruim/péssimo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob