Por Saúde Business
Iniciativas para menor consumo de energia e maior consumo de fontes renováveis permitem ganhos relevantes de eficiência energética
Siga o DikaJob:
Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook
A busca por maior eficiência energética é um dos pilares da matriz de sustentabilidade da Extrafarma. Entre as diversas ações em que a empresa investe, destacam-se a utilização de geração distribuída a partir de fontes renováveis, a substituição da iluminação de lojas e centros de distribuição para LED de alta eficiência, a automação de ar-condicionado para menor consumo de energia na climatização de lojas e a compra de energia no mercado livre para os centros de distribuição da companhia.
Segundo Rodrigo Reis, gerente executivo de engenharia e expansão, o início da utilização de geração de energia distribuída é um marco para a Extrafarma. No primeiro trimestre de 2020, foram iniciadas operações de duas usinas de biogás para atender as 85 lojas da rede no Maranhão e em Pernambuco. Está previsto o início de operação, a partir de 2021, de outros dois parques de geração de energia solar, que beneficiarão cerca de 200 lojas da rede no Pará e no Ceará. Com esses projetos de geração distribuída, estima-se uma economia de 15% no custo de energia pela empresa.
A Extrafarma também praticamente concluiu a substituição de luminárias convencionais por modelos em LED de alta eficiência. A empresa, que conta com 3 centros de distribuição e 411 lojas em 11 estados, já possui mais de 90% do parque com essa tecnologia. Além da redução no consumo de energia, o LED promove iluminação de maior qualidade e mais conforto visual para funcionários e clientes.
Outro vilão nas contas de luz, o ar-condicionado também está na mira das iniciativas de eficiência energética. Um projeto de automação da climatização de lojas em fase inicial, utilizando algoritmos para otimizar a entrada e saída dos compressores do ar-condicionado, tem permitido a redução de até 30% no consumo de energia dos aparelhos.
“Entendemos que reduzir nosso consumo de energia e utilizar energia de fontes renováveis contribuem para uma operação mais sustentável, oferecendo serviços de qualidade a nossos clientes com redução de custos. Com o cenário de maior escassez de recursos naturais, também damos nossa contribuição para a sociedade e o planeta com consumo otimizado e consciente de energia”, complementa Reis.
Comentários