Farmacêutica incentiva e aposta numa Cultura de Inovação
(Theraskin/Site EXAME)
Theraskin aposta na inovação como estratégia de crescimento.
Em 2015, a TheraSkin implementou um projeto que recebeu o nome de “Laboratório de Ideias”. Essa iniciativa visou a criação de um programa estruturado com o envolvimento e reconhecimento dos colaboradores a participarem com sugestões, ideias e auxiliarem na maturação de propostas de novos produto e melhorias dos processos. A empresa acredita que ouvir os seus colaboradores com sugestões, envolve-los em desafios e oportunidades de melhorias é uma excelente maneira desses se sentirem parte dos avanços que organização pleiteia e de suas conquistas.
A empresa possui um canal de ideias que funciona como uma comunidade virtual. Todos os colaboradores da empresa, independente se estão alocados fisicamente na sede da empresa em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, ou aqueles espalhados pelos quatro cantos do país, podem participar, individual ou coletivamente, sugerirem e/ou cocriarem ideias, sejam elas de novos produtos, extensão de linhas ou melhoria em processos. O programa incentiva o trabalho em equipe, reconhecimento das habilidades e know-how dos colaboradores de todos os níveis.
style="display:block" data-ad-format="autorelaxed" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="7514086806">
Deli Oliveira, gerente de PD&I da empresa, responsável pela implementação do programa falou à Exame sobre essa iniciativa e relatou o grande sucesso que foi o projeto. Falou ainda acerca de uma iniciativa que também gerenciou na empresa, a qual chamou de “Programa de Formação de Multiplicadores de Inovação” que contou com o apoio da Innoscience Consultoria de Inovação:
“Essa iniciativa visou o recrutamento e seleção de 25 colaboradores com perfil e aptidões inclinadas para Inovação. Esses participaram de um curso de formação técnica realizado por uma consultoria especializada com o apoio de metodologias e ferramentas que preconizam os preceitos de uma cultura de inovação. Os multiplicadores tiveram a incumbência de disseminar o aprendizado adquirido pela empresa através de workshops, participação em grupos de ideação, sugestões, etc. Os momentos que esses colaboradores reuniram os seus colegas para replicar o conhecimento adquirido foram incríveis. A adesão dos demais colaboradores foi muito grande e notável a mudança na empresa e na evolução do trabalho em equipe”.
Deli salientou também que em qualquer iniciativa ou programa de ideação, independente do segmento e atuação de empresa, sempre existirá uma expectativa alta em relação ao nível das ideias que surgirão. Todavia, não é possível garantir que num programa desse tenhamos predominantemente ideias disruptivas. Comentou ainda que não há uma maneira de garantir isso, mas há formas de estimular a qualidade das ideias advindas do programa, assim como direcionar temas específicos para a geração de ideias; manter um ambiente criativo e que estimule um cotidiano propício de geração de oportunidades; alimentar os colaboradores com informações para que eles possam ter insights de sugestões constantemente. As técnicas usadas no programa de formação de multiplicadores foram completamente alinhadas a essa teoria.
Recentemente a TheraSkin foi citada por diversos canais de comunicação sobre a repercussão gerada por ter sido a primeira indústria farmacêutica da América Latina a usar o conceito de inteligência cognitiva no processo de desenvolvimento de novos produtos. Projeto que ganhou forte repercussão e contou com encontros e debates que envolveram o renomado médico Dr. Drauzio Varella num programa denominado “Repensando a Medicina”. Tais iniciativas ratificam e mantém a empresa num patamar de destaque no cenário nacional, onde consolida-se diariamente como um dos principais players do mercado farmacêutico e ramo da dermatologia.
Comentários