Zambon-transformação-digital

 

by SAÚDE BUSINESS

 

A empresa, no Brasil há 63 anos, adotou o modelo híbrido de trabalho, lançou um portal exclusivo para comunidade médica e sete novos produtos

Muitas vezes é preciso desconstruir alguns modelos para criar formatos de negócios que vão além do que se imaginava como premissa inicial. A pandemia acelerou este movimento e fez com que muitas corporações se reinventassem para manter o ritmo de negócios, mesmo em um cenário desafiador, tanto do ponto de vista da saúde quanto da economia.

Este é o caso da farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há 63 anos e que fechou o ano com um crescimento de 23%, superando a meta prevista pela matriz italiana para 2021. A empresa é referência no País em produtos da linha respiratória, que tem entre os destaques o expectorante Fluimucil®, o xarope Seki®, além de atuar no mercado de Saúde Feminina, Dor, Sistema Nervoso Central e Doenças Raras.

Segundo o presidente da Zambon no BrasilRogério Frabetti, o resultado é fruto do aumento de eficiência operacional com investimentos em restruturaçãopesquisasnovas tecnologiasdigitalização de várias áreas e adoção do Novo Modelo Operacional Híbrido, que também tem contribuído, segundo pesquisas internas realizadas pela diretoria de RH, para a saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores na subsidiária brasileira.

Não é por acaso que a farmacêutica foi reconhecida, em dezembro, como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo GPTW Indústria 2021 na categoria Médias (100 a 999 funcionários). “A pandemia expôs uma revolução que já vinha acontecendo no mercado de trabalho brasileiro e que representa uma quebra de paradigmas na gestão de pessoas, reforçando um olhar mais humanizado das lideranças. A adoção do trabalho híbrido trouxe flexibilidade equilíbrio para muitos colaboradores, que também sentiam falta da interação mais próxima com os colegas”, destaca.

Uma das principais estratégias dentro deste novo modelo de trabalho híbrido-digital é o portal MedZone, que oferece aos profissionais de saúde uma série de conteúdos que buscam aprimorar o relacionamento com os pacientes no mundo digital. Com mais de 21 mil páginas visitadas (pageviews) desde o seu lançamento, em julho, o MedZone contabiliza o cadastro de mais de 2 mil profissionais entre médicos, farmacêuticos e odontologistas. A proposta do portal é entender cada um dos seus clientes – profissionais de saúde, pontos de venda e consumidores – para personalizar esse contato e, assim, estreitar o relacionamento.

O portal disponibiliza informações sobre a prática médica digital, incluindo conteúdo atualizado sobre medicina e o uso das ferramentas digitais para auxiliar o dia a dia da prática clínica, tais como telemedicina e prontuário eletrônico. Possui, ainda, uma área de soluções digitais, com informações sobre o uso de mídias digitais e redes sociais, além de orientações sobre como estas podem auxiliar o atendimento e a comunicação com os pacientes. Há ainda materiais de educação médica continuada com aulas gravadas, webinars, estudos científicos e podcasts, além de informações completas sobre as linhas terapêuticas e os produtos Zambon.

 

Lançamentos

Além do investimento em transformação digital e adoção de um novo modelo operacional, o resultado da Zambon também foi impulsionado por lançamentos em alguns segmentos que serão foco ao longo de 2022. Além de novidades na área respiratória, a Zambon trouxe ao Brasil a mais recente e avançada terapia para o tratamento de Parkinson, que tem como principal componente o ativo Mesilato de Safinamida - um inibidor de MaoB (monoamina oxidase) com duplo mecanismo de ação: dopaminérgico e glutamatérgico. Estudos de longo prazo demonstram que a combinação de safinamida com o levodopa melhoram significativamente o humor e as funções motoras, aumentando o tempo on do paciente, que se mantém muito mais ativo e funcional com a terapia”1-5.

A família Reform, uma linha completa para a saúde osteomuscular, amplia o portfólio de saúde e bem-estar da Zambon. Com tecnologia avançada que proporciona melhor absorção pelo organismo6-8, a linha Reform é composta por três produtos com diferentes dosagens e substâncias que auxiliam na formação e manutenção de ossos, no funcionamento muscular e não interfere no hábito intestinal, contribuindo para a melhor adesão a suplementação. O objetivo é oferecer um envelhecimento ativo e saudável, bem como auxiliar na manutenção da densidade óssea e muscular.

Para contribuir com o sério problema de deficiência de Ferro no Brasil , a farmacêutica  reforçou sua linha Fisiogen®9. São dois novos produtos com a tecnologia Sucrossomal® exclusiva que garante maior absorção e biodisponibilidade no organismo. A linha Fisiogen® conta com opções para suplementação de ferro para crianças, adolescentes e adultos - Fisiogen Ferro Forte®10 e Fisiogen Ferro Kids®11.

“Nossa expectativa para este ano é manter o ritmo de crescimento, ampliar as iniciativas digitais e lançar dois novos produtos na linha de dor. Também investiremos em uma pesquisa no Brasil para demonstrar cientificamente como a N-Acetilcisteína pode ser um importante adjuvante na prevenção das complicações causadas pela Covid-19”, além de avançar globalmente no segmento Specialty Care com dois importantes lançamentos em Doenças Raras para 2023”, complementa Rogério Frabetti.

 

 

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