Farmacêutica japonesa comemora dez anos no Brasil

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Focada em três áreas terapêuticas prioritárias – urologia, oncologia e imunologia – a Astellas Farma Brasil (AFB) está comprometida com uma missão única: estar na vanguarda da saúde, oferecendo soluções inovadoras e científicas que atendam às necessidades latentes dos pacientes

São Paulo, 19 de fevereiro do ano 2019 – O Brasil deve conquistar a 5ª posição no ranking do mercado farmacêutico mundial em 2022, uma imensa oportunidade de crescimento para muitas empresas farmacêuticas. Há exatamente uma década, o mercado brasileiro ganhou um novo player. A Astellas Farma, empresa com um legado de mais de 100 anos no Japão e o compromisso de transformar a ciência inovadora em soluções médicas que tragam valor e esperança aos pacientes e suas famílias.

“A subsidiária do Brasil foi a primeira estabelecida na América Latina”, conta João Carlos de Britto, gerente-geral da Astellas Farma Brasil. “Desde 2009, nós enfrentamos o constante desafio de encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas”, completa. “Todos os nossos colaboradores são dedicados a gerenciar nosso portfólio de tratamentos e focados em dar apoio ao paciente como um todo – um cuidado que vai além de oferecer soluções terapêuticas de qualidade”.

A Astellas Farma Brasil é uma filial da empresa farmacêutica japonesa Astellas Pharma, que atende mais de 30 milhões de pessoas desde 2005, somente nos Estados Unidos. Entre os mercados das Américas, o Brasil é o que tem as maiores receitas para a empresa. Além disso, atua como uma plataforma para alcançar outros países da América Latina.

A história da Astellas globalmente começa em 2005, com a fusão das empresas Yamanouchi e Fujisawa (duas das maiores indústrias farmacêuticas japonesas). Atualmente, ela dedica mais de US$ 2 bilhões anuais em Pesquisa & Desenvolvimento, concentrando-se nas áreas de oncologia, urologia e nefrologia, imunologia e transplantes, doenças infecciosas, cardiologia, sistema nervoso central e dor. A companhia emprega mais de 16 mil pessoas globalmente e, em 2017, seu faturamento de vendas chegou a US$ 11,7 bilhões.

Em sua primeira visita ao Brasil, Yoshihiko Hatanaka, CEO e presidente do conselho da Astellas, fala sobre o mercado atual dessa indústria farmacêutica e suas perspectivas para o Brasil e as Américas.

Qual a importância do mercado brasileiro para as atividades da Astellas Farma?

YH: O Brasil é um mercado estratégico para a Astellas Farma. A Astellas Farma Brasil alcançou um crescimento sólido nos últimos 10 anos, com uma equipe dedicada a gerenciar um portfólio de medicamentos já focados em oncologia, transplantes, infectologia e urologia. Desde 2009, as vendas da empresa cresceram aproximadamente 450%. Entre os mercados das Américas, o Brasil é o que tem as maiores receitas para a empresa.

Quais as novidades que a Astellas está trazendo na área de inovação?

YH: A companhia vem investindo em desenvolvimento de medicamentos transformadores para o tratamento da leucemia mieloide aguda, por exemplo. Além disso, adquiriu empresas inovadoras, que desenvolvem estudos sobre terapia gênica e terapia celular para potencialmente melhorar o tratamento de doenças oftalmológicas associadas à cegueira e focadas na descoberta e desenvolvimento de pequenas moléculas terapêuticas que melhorem as funções mitocondriais.

É uma empresa que continua desenvolvendo as suas próprias terapias com o objetivo de ajudar a melhorar o dia a dia de seus pacientes. Um exemplo, disponível no Brasil, é o tacrolimo XL, que devido à sua cápsula de liberação prolongada, ajuda a melhorar a adesão ao tratamento ao facilitar a sua administração sem perder a sua eficácia. Globalmente, ainda estamos expandindo para novas áreas terapêuticas, como hematologia, doenças musculares e oftalmologia.

Quais inovações a Astellas trará ao mercado brasileiro nos próximos anos?

YH: Trazemos medicamentos inovadores ao Brasil. Um bom exemplo, é a nova indicação da enzalutamida para o tratamento do câncer de próstata não-metastático resistente à castração (CPRCnm). Com isso, o Brasil tem o primeiro e único tratamento oral aprovado tanto para câncer de próstata resistente à castração não-metastático e metastático pouco tempo depois da sua aprovação nos Estados Unidos. Um ponto importante que eu gostaria de ressaltar também, é que a Astellas é líder no mercado de transplantes (imunossupressores para combater a rejeição ao órgão transplantado). A empresa desenvolveu o tacrolimo e continua a fornecê-lo com sucesso a mais de 60 países em todo o mundo para pacientes transplantados que precisam dele.

Pode-se dizer que a Astellas Farma é uma farmacêutica que prioriza Pesquisa & Desenvolvimento. O sr. poderia explicar melhor como isso se incorpora na cultura da empresa?

YH: A inovação é parte da essência da Astellas. Estamos empenhados em atender as necessidades médicas, transformando ciência em valor e levando esperança aos pacientes e suas famílias. Em outras palavras, somos fascinados pela nossa busca em transformar a ciência e a tecnologia de ponta em inovação terapêutica. Por exemplo, nós temos mais de 30 compostos experimentais em Fase II ou fases mais avançadas que certamente podem mudar futuro da medicina.

Eu posso dizer que a inovação é certamente intrínseca à cultura da Astellas. Tudo começa com o Astellas Way (em português, Modo Astellas de Atuar), com cinco pilares que nos personificam como uma empresa: foco no paciente, sentido de propriedade (ownership), foco em resultados, abertura (openness) e integridade. Esses valores nos motivam e criam um ambiente onde podemos contribuir para os avanços médicos.

Fn | lLorente y Cuenca

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