Foto de Anna Shvets - Pexels
Pesquisa Ipsos e Sindusfarma aponta farmacêuticas mais bem avaliadas por médicos brasileiros. O estudo Performance Farmacêutica 2025 foi realizado com 650 profissionais de 16 especialidades e traz insights para o setor
A Ipsos em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) divulgaram os resultados da pesquisa “Performance Farmacêutica 2025” na quinta-feira (15/03) durante o evento que também teve como foco o impacto do digital e da IA na indústria farmacêutica.
Chegando em sua 8ª edição, a pesquisa foi realizada com 650 médicos de 16 especialidades no Brasil e apresenta insights importantes para o setor farmacêutico, incluindo quais são as empresas com as melhores performances do último ano.
Segundo os estudos realizados pela área de Healthcare da Ipsos, critérios relacionados à inovação e confiança estão entre os atributos mais importantes na visão dos médicos ao avaliar a indústria farmacêutica. Também consideram vários fatores ao recomendar um laboratório denotando alto grau de complexidade em suas avaliações. Dentre os mencionados estão: qualidade e eficácia dos produtos; resultados de pesquisas clínicas, reputação da empresa; experiências anteriores; preço e acessibilidade e relação com a classe médica.
Segundo o levantamento desta oitava onda da pesquisa ele apresenta quais são as marcas da indústria farmacêutica mais bem avaliadas em três categorias – imagem corporativa, presença e produtos – por especialidade médica. A Novo Nordisk, por exemplo, lidera as indicações de endocrinologistas com relação aos critérios de imagem corporativa, presença e representação, além do critério produto de qualidade. A Lilly também divide o primeiro lugar em preferência e recomendação, parte dos critérios de imagem corporativa, entre os endocrinologistas
Na visão de oncologistas, a AstraZeneca se destaca em imagem corporativa, presença e produtos com melhor qualidade e custo x benefício. Na avaliação de hematologistas, a farmacêutica Janssen (Johnson & Johnson) lidera em todos os critérios de imagem corporativa e presença, além de figurar na frente em produtos de qualidade. Para reumatologistas a Johnson & Johnson também é líder em todas as categorias avaliadas. Já a Aché está em primeira colocação em todos os critérios de imagem corporativa, presença e no critério produto de qualidade, segundo os pediatras consultados.
“A pesquisa Performance Farmacêutica 2025 tem como propósito melhorar cada vez mais a jornada no setor e garantir a excelência na indústria farmacêutica brasileira. O estudo aponta as melhores práticas para realização de visitas e organização de eventos nesse setor, além de mostrar os critérios que estão envolvidos na avaliação de um medicamento genérico pela classe médica, e como a IA chega para transformar o setor”, ressalta Patrícia Beber, líder de cluster de negócios da Ipsos no Brasil.
IA na área da saúde
A pesquisa “Ipsos Global Health Monitor 2024” feita em outubro do ano passado, revelou que as pessoas no Brasil – representadas por 56%, estão entre as que mais enxergam vantagens no uso de IA para produtos e serviços na área da saúde, e 44% acreditam que nos próximos 3 a 5 anos, a Inteligência Artificial vai tornar a saúde muito melhor.
Durante o evento, Jo Appleton, diretora comercial do setor de saúde na Ipsos Global, mostrou que o uso da Inteligência Artificial Generativa no mercado de farmacêuticas pode ampliar e melhorar o setor em diferentes frentes, entre elas a potencialização e compreensão dos clientes, aumento do retorno de investimento em pesquisa, e melhorar a jornada tanto de pacientes como dos profissionais, proporcionando uma experiência mais otimizada e gerando credibilidade de informação.
Evento
Durante o evento de lançamento da pesquisa, também foi realizado um painel de discussão com especialistas renomados, que abordaram temas essenciais para o mercado como: desenvolvimento de produtos, novas abordagens da indústria farmacêutica, transformação digital, acesso ampliado a medicamentos, inteligência artificial e personalização.
Entre os painelistas estiveram presentes:
- Victor Medina – SR Product Manager Rare Diseases na Sanofi
- Cinthia Giorgi Ribeiro – Diretora de vendas e Marketing OTC na EMS
- Moderação: Patrícia Beber, líder de cluster de negócios na Ipsos
Apresentadores:
- Marcos Calliari – CEO da Ipsos no Brasil
- Adriana Ghobril – Líder de pesquisas de Saúde na Ipsos
- Jo Appleton – Chief Commercial Officer
- Fabio Moreira, Consultor da Gerência de Inteligência de Mercado e Business Support no Sindusfarma
- Amanda Sousa, Gerente de Healthcare na Ipsos
Fonte: Ipsos
Comentários