Com inúmeras possibilidades, o farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas
O Farmacêutico é o profissional com formação em nível superior que não se limita apenas a uma espécie de especialista em remédios. Ele é também o responsável por realizar normas sanitárias, pesquisar e desenvolver cosméticos, checar a composição de medicamentos, produzir e manipular remédios, além de assumir responsabilidades técnicas em órgãos públicos e privados.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), mais de 70 atividades farmacêuticas podem ser exercidas pelo profissional. O seu piso salarial é de R$ 2.700 e pode variar de acordo com a função, especialização, carga horária e setores. Com isso, pode chegar até R$ 25.000, aproximadamente.
Tem interesse em entrar no mercado de trabalho da Farmácia? Conheça um pouco mais sobre os 5 campos de atuação mais procurados.
Indústria farmacêutica
Nesta área, o profissional atua em indústrias de produção de medicamentos, cosméticos, equipamentos e utensílios hospitalares, além de ser o responsável por avaliar todas as etapas dos processos de produção. Ele também pesquisa, desenvolve, distribui e comercializa esses produtos.
Farmácia de Manipulação
Neste campo de atuação, que é pouco conhecido pelas pessoas, o profissional também é conhecido como farmacêutico magistral. Porém, por conta do crescimento do setor das farmácias de manipulação, a busca por profissionais qualificados para exercer essa função tem crescido muito nos últimos anos.
O farmacêutico deve possuir um alto conhecimento em química, física e bioquímica, além de muita concentração e coordenação motora para manusear as ferramentas no processo da manipulação.
Drogaria
É o campo mais conhecido pela população e profissionais da área. Dentro de uma farmácia/drogaria, o profissional atua em diversas funções e é o responsável por avaliar prescrições médicas e transformá-las em vendas.
Assegurar as condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos está entre as funções diárias do profissional, além de prestar assistência farmacêutica necessária ao consumidor. Ele também é responsável por treinar seus funcionários para a execução correta das funções.
Análises Clínicas
O profissional precisa ser especializado em biologia molecular e bioquímica. Ele atua no ramo dos laboratórios e fica responsável por realizar exames toxicológicos, além de gerenciar os laboratórios, é o encarregado de garantir o controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas.
Ele também prestará orientação sobre a utilização de alguns medicamentos e a influência deles nos exames, pois algumas medicações, como corticosteroides e acetilsalicílico, podem alterar resultados, trazendo transtorno e dificuldade no tratamento. Seu campo de atuação é limitado em clínicas particulares e públicas.
Acupuntura
Em novembro de 2009, o CFF regulamentou que os farmacêuticos podem aplicar em seus pacientes o exercício da Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa como especialidade. A técnica trata de introduzir agulhas metálicas em pontos específicos do corpo do paciente para o tratamento de diferentes doenças, seja no alívio de dores ou tensões.
Para atuar nessa área, o farmacêutico precisa cursar uma especialização e adquirir os conhecimentos necessários para cumprir com êxito as aplicações.
Curso de Farmácia — Foto: UBM
Comentários