Gatinho perto de biscoito medicamentoso da Tudodvet (Foto: Divulgação)
Quem vê os biscoitinhos da Tudodvet pode se surpreender: eles não são um agrado para pets, mas remédios.Com cheiros e sabores atrativos, os biscoitos medicamentosos são utilizados para facilitar o tratamento de pets. E eles não são os únicos. Há uma variedade de produtos prontos e outros feitos sob medida.
Na farmácia de manipulação veterinária de São Gonçalo, é possível transformar medicamentos em quase tudo: comidinhas, cremes, espuma, xampus e até gel dental.
Mais do que disfarces para tornar a hora do tratamento mais feliz para os animais, as alternativas permitem otimizar as aplicações dos medicamentos, garante Cynthia Lima, que é médica veterinária e tutora de Leka. Por ser idosa e ter incontinência urinária, a cadela precisaria tomar várias doses de remédios diferentes. No entanto, num único biscoito é possível combinar todas elas.
— Ela come tudo na mesma hora. Facilita bastante — diz Cynthia, que também é tutora de sete gatos, entre eles João, de 3 anos.
No caso de João, que tem rinotraqueíte, doença que afeta o trato respiratório e precisa ser tratada com antibiótico e anti-inflamatório, Cynthia prefere usar cremes em vez de biscoitos:
— Uma “comida” pode não chamar tanto a atenção do gato, mas muito provavelmente um creme passado na patinha vai fazer com que, ao lambê-la, ele ingira o remédio.
De acordo com Danielle Barcelos, sócia da Tudodvet, o biscoito medicamentoso é feito de alimentos funcionais, como farinha de aveia e biomassa de banana verde, e pode ter o sabor preferido do animal: carne assada, costela, queijo, bacon, morango.
— São biscoitos veganos criados com nutricionistas, mas que têm sabores e, principalmente, cheiros que atraem os animais — explica.
Há também opções prontas para serem consumidas. A Pet Home, em Icaraí, tem biscoitos calmantes, palitinhos funcionais e vermífugos palatáveis, vendidos sem necessidade de receita. Fátima Moraes, tutora da yorkshire Kika, de 12 anos, utiliza os produtos com frequência:
— Sempre recorri a subterfúgios na hora de dar os remédios. Agora esses momentos são mais leves.
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Comentários