Das cinco redes de farmácias mais bem avaliadas pelo consumidor, quatro delas estão atreladas à grupos supermercadistas, segundo uma pesquisa da consultoria DOM Strategy Partners.

De acordo com o estudo, que mapeou por três meses as avaliações de consumidores, acionistas, funcionários e fornecedores, elenca as empresas e marcas com maior valor, tangível e intangível, ao público consumidor.

Entre as cinco mais bem avaliadas, a primeira é a supermercadista francesa Carrefour. De acordo com a 5º edição do ranking Mais Valor Produzido – Super/Hiper e Drogarias, o grupo apresentou uma nota de 8,31, em uma escala que vai de 0 a 10. O resultado de 2018 também mostra uma evolução positiva do indicador na passagem de 2017, quando o Carrefour havia somado nota 8,02.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-6652631670584205"
data-ad-slot="1871484486">


Além da francesa, outras duas supermercadistas completam a lista: Walmart (8,19) e Grupo GPA (8,04), ambas com resultados melhores que os vistos na 4º edição do estudo e figurando na terceira e quarta colocação, respectivamente.

As duas únicas redes tradicionalmente do varejo farmacêutico a aparecer no ranking foram a Raia Drogasil, que ficou em segundo lugar e bem próximo do Carrefour (8,30) , além da varejista de origem nordestina Pague Menos (8,04), que figura em quinto lugar. Segundo o coordenador do estudo, Daniel Domeneghetti, um dos diferenciais para a boa avaliação das empresas citadas são as ações que envolvem inovação e conhecimento sobre o cliente.

“Todas elas pautaram o seu modelo de negócio seguindo tendências de digitalização e aceleração, indo além da busca por resultados financeiros.”

Para acompanhar esse movimento, a DOM incluiu na edição deste ano mais uma métrica de avaliação: a farmácia mais disruptiva.

Segundo Domeneghetti, levou vantagem na percepção do consumidor a Ultrafarma, que ficou com uma nota de 7,49.

“A linha de negócio da maior rede varejista de medicamentos online do País, que propõe uma nova forma de vender e atuar em seu segmento, foram os principais motivos para o resultado”, finaliza.