Polímeros sequestrantes de micelas
Uma nova classe de compostos chamados "polímeros sequestrantes de micelas", ou PSMs, promete ajudar a enfrentar a epidemia global de obesidade.
Esses compostos impedem que as partículas de gordura sejam absorvidas no corpo e, assim, potencialmente podem reduzir o ganho de peso.
Cory Berkland e seus colegas da Universidade do Kansas (EUA) projetaram uma classe de polímeros que captura partículas de gordura, chamadas micelas, ainda nos intestinos, de modo que elas não sejam absorvidas pelo organismo.
Em vez disso, elas passam através do intestino e são excretadas.
Os polímeros sequestrantes de micelas (marcados com a sigla MSP na ilustração) capturam as partículas de gordura, que são então eliminadas. [Imagem: ACS BioMacromolecules]
Tratamentos de longo prazo
Como os PSMs não absorvidos passam através do corpo, os pesquisadores afirmam que eles podem representar uma abordagem segura para tratamentos a longo prazo.
Nos testes, realizados em camundongos, os animais que tomaram esses PSMs (polímeros sequestrantes de micelas) apresentaram de nove a 10 vezes menos triglicérides - a principal gordura ingerida pela dieta - em suas fezes do que os animais de controle.
Apesar dos resultados promissores, ainda não há previsão do início dos testes desses compostos em humanos.
Os resultados foram publicados na revista científica ACS Biomacromolecules.
Comentários