Faturamento do setor cosmético cresce 0,8% no 1º semestre, informa Abihpec

O setor cosmético teve alta de 0,8% em faturamento (vendas ex-factory) no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com a Abihpec. O destaque foi o mês de junho, que registrou alta de 4,9% em valor de vendas (ex-factory).

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

Grande parte deste crescimento foi puxado pelo segmento de tissue e o que a entidade chama de "cesta Covid-19 de consumo", que abrange álcool em gel, sabonetes (líquido e em barra), papel higiênico, lenços de papel descartáveis e toalhas de papel multiuso.

O bom desempenho do mês de junho também é fruto da alta de 20,7% em valor de vendas no segmento de perfumaria, devido às fortes promoções do varejo para o Dia dos Namorados. Entre os produtos diretamente relacionadas ao combate do coronavírus, segue em destaque o álcool em gel, que de janeiro a junho deste ano teve um crescimento de vendas de 2.066,6%.


"Diante do momento atual de enfrentamento do coronavírus e da necessidade de reforço dos hábitos de higiene, a essencialidade desses produtos ficou ainda mais clara. Os consumidores inseriram tais itens no seu dia a dia, de maneira ainda mais forte", afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.


Itens do segmento de tissue apresentaram crescimento expressivo no primeiro semestre do ano, totalizando um aumento de 21,9% em valor de vendas na divisão, no qual toalhas de papel multiuso registraram um crescimento de 39,5%, lenços de papel de 75% e papel higiênico de 20,5%, todos em valores de vendas. No segmento de higiene pessoal, o sabonete líquido teve crescimento de 18,2%.


Em face das dificuldades enfrentadas no primeiro semestre, o aumento consolidado no período “é visto pelo setor de forma extremamente positiva”, ressalta a entidade. Apesar das incertezas, as empresas do setor esperam resultado melhor no segundo semestre e estimam um crescimento de 1,1% para o fechamento de 2020, segundo dados apurados no Simulador de Mercado da Abihpec.


A entidade menciona dados recentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) a respeito do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) para o mês de julho. Os dados mostram aumento do índice de confiança dos empresários industriais no segmento da indústria de transformação como um todo e, no ranking setorial, apresenta o setor de HPPC (juntamente com o de produtos de limpeza) em primeiro lugar, com índice de 56,7 pontos.

Fonte: Cosmetics Online

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob